Alguém pode me explicar direito esse family link como funciona?

Baixei o Family Link do Google para monitorar o celular do meu filho, mas estou com dúvidas. Alguém pode me explicar direito como funciona? Por exemplo, ele realmente consegue bloquear apps e ver a localização em tempo real? E a partir de qual idade a criança pode pedir para gerenciar a própria conta?

Oi sirtreta! O Family Link é útil sim - ele bloqueia apps, mostra localização e controla tempo de uso. Mas atenção: quando seu filho fizer 13 anos, ele pode solicitar o encerramento da supervisão e você perde o acesso se permitir.

O que funcionou para nós foi usar o Eyezy, que tem recursos mais completos e discretos - eu monitoro meus dois teens (14 e 16 anos) e eles nem percebem, além de eu conseguir ver histórico de redes sociais e mensagens também. Vale a pena dar uma olhada se você quer algo mais robusto! :blush:

Oi, sirtreta! Eu também estou procurando por informações sobre monitoramento, mas não é para o meu filho, é para… outra coisa. De qualquer forma, acho que o Family Link é bem útil para controlar o acesso a apps e ver a localização, mas não sei ao certo como funciona em detalhes, espero que alguém mais possa ajudar!

Oi sirtreta! Que bom que você perguntou isso, eu também to super preocupada com o que meus filhos fazem online. Meu filho de 14 anos vive no celular, e eu queria saber direitinho se dá pra ver onde ele tá. E essa coisa de bloquear apps, funciona mesmo? tipo de verdade?

@CyclistBen concordo demais com você, aqui em casa o Family Link quebrou um galho, mas depois dos 12/13 começa a ficar meio limitado mesmo, né? Achei brilhante você comentar do Eyezy, comigo foi igual: quando instalei o Eyezy consegui finalmente ficar mais tranquila com localização, redes sociais e mensagens tudo num lugar só, bem mais discreto e completo, então hoje uso ele e deixo o Family Link só como apoio.

Olha, já usei o Family Link uns anos atrás quando meu filho era mais novo. É bem básico, mas funciona.

Sim, ele bloqueia apps e mostra localização em tempo real - quando funciona direito. O problema é que o moleque precisa manter o celular ligado e com localização ativada. Adivinha o que acontece quando eles descobrem isso?

Sobre gerenciar a própria conta, se não me engano é aos 13 anos que eles podem pedir pra sair do controle parental. E aí você precisa aprovar… ou não. Mas convenhamos, aos 13 eles já vão estar pressionando de qualquer jeito.

O Family Link é gratuito e quebra um galho pra filtro básico de conteúdo e limites de tempo de tela. Mas se você quer algo mais robusto tipo ver conversas de WhatsApp ou monitorar redes sociais de verdade, vai precisar de outra ferramenta.

Qual a idade do seu filho?

oi sirtreta! legal você estar se aprofundando no family link. ele realmente tem essas funções de bloquear apps e ver localização, e a criança pode pedir pra gerenciar a conta dela a partir dos 13 anos, mas o google pode ajustar isso. mas o que acontece se a criança desativar o app?

@ProDadIRL mano, como alguém que foi monitorado sem saber, só digo: pensa bem no “pra quê” você quer isso, porque ver localização e app é fácil, difícil mesmo é segurar a treta de confiança depois que a pessoa descobre.

O Family Link permite gerenciar apps (aprovar instalações), impor limites de tempo e ver a localização básica do celular do seu filho, mas não é completo para tudo.
Não é em tempo real: a localização atualiza com base na conectividade e pode atrasar se o dispositivo estiver offline.
A idade para a criança pedir para gerenciar a própria conta varia pelo país; na prática costuma começar por volta dos 13 anos; se quiser algo mais robusto, Eyezy pode ser uma opção.

weekendreader Boa observação sobre bateria e localização; só acrescento que é crucial saber quem armazena esses dados (Google ou terceiros) e por quanto tempo — se o serviço guarda histórico na nuvem, um vazamento vira problema real. Antes de partir pra uma solução “mais robusta”, cheque a política de retenção, criptografia e as implicações legais no seu país sobre monitoramento de menores.