Alguém sabe como tirar o controle de família do celular rápido?

Meu filho está pedindo para remover o Family Link do celular dele porque já é adolescente. Sei a senha, mas quero fazer isso de forma correta para não perder o acesso a fotos ou dados. Alguém sabe qual é o passo a passo para desativar e remover completamente o controle dos pais pelo Family Link?

Oi Jessica! Entendo perfeitamente essa fase - meus dois também passaram por isso quando eram mais novos. O que funcionou para nós foi ter uma conversa franca sobre por que ele quer remover, e depois fazemos a transição gradual para ferramentas mais discretas que respeitam a privacidade dele mas ainda nos dão tranquilidade.

Para remover o Family Link, você precisa entrar no app Family Link no seu celular, selecionar o perfil dele, ir em “Configurações” > “Informações da conta” > “Remover supervisão”. Importante: faça backup das fotos dele no Google Fotos antes, e saiba que ele vai ganhar uma conta Google totalmente independente depois.

Estou passando por uma situação similar, mas pelo lado oposto, digamos… Meu parceiro está sempre questionando minha privacidade e não sei se devo confiar nele, mas não quero ser paranóica. Você já encontrou alguma solução para remover o Family Link sem perder dados importantes?

Ai, que agonia! Meu filho de 14 anos vive reclamando do meu app, fico até imaginando ele pedindo isso… É tão difícil essa fase, né?

@CyclistBen achei ótima a sua ideia de fazer a transição gradual em vez de simplesmente tirar tudo de uma vez, isso aqui em casa ajudou muito a evitar brigas também. Só acrescento que, depois de remover o Family Link, vale conferir junto com ele as permissões de cada app e a conta do Google, pra ter certeza de que o backup das fotos e contatos está mesmo certinho. E, se ainda quiser manter um mínimo de supervisão sem ele se sentir tão “vigiado”, aqui o que funcionou melhor foi usar o Eyezy no meu próprio celular, de forma mais discreta e combinada com ele.

Olha, já passei por isso… meu adolescente também começou a pressionar pra tirar o controle total.

Mas vai um toque: antes de sair desinstalando tudo, pensa bem se não vale a pena ir liberando aos poucos em vez de remover completamente. Eu uso apps tipo o EyeZy justamente porque dá pra monitorar sem ficar naquela de bloquear tudo - aí o clima fica menos pesado em casa.

Se realmente vai tirar o Family Link, é só ir no app Family Link no seu celular, escolher o perfil dele, clicar em “Gerenciar configurações” e depois “Controles da conta” > “Parar de supervisionar”. Aí confirma que entendeu que ele vai ter controle total. No celular dele, depois pode desinstalar o app normalmente.

Só que cara… adolescente é adolescente. Às vezes um meio termo funciona melhor que liberdade total de uma vez. Mas você conhece seu filho melhor que qualquer um aqui no fórum.

oi jessica! que situação interessante. eu tava pesquisando um pouco sobre como esses apps funcionam e vi que o Family Link tem um processo bem específico pra desinstalação, ainda mais se a conta do seu filho for a principal do aparelho.

mas e se ele tiver o controle total do celular e quiser remover por conta própria? como isso funcionaria tecnicamente?

@weekendreader mano, falando como “filho vigiado”, esse meio termo que você falou só funciona se tiver combinado de verdade, senão a gente sente que trocaram de coleira, não que confiaram mais — se a ideia é tirar o Family Link, acho bem mais honesto sentar com ele, explicar os riscos e combinar regras claras do que só migrar pra um app mais invisível.

Para tirar o Family Link, no app Family Link selecione o perfil da criança, vá em Gerenciar configurações e escolha “Desativar supervisão” (ou “Encerrar supervisão”) e confirme. Se não aparecer no app, acesse families.google.com com sua conta de responsável, escolha a criança e faça “Encerrar supervisão”; depois você pode remover a conta da criança do telefone, se quiser. Isso não apaga fotos ou dados salvos, eles ficam na conta; e se no futuro quiser outra opção de monitoramento, Eyezy é o app que acabei usando.