Existe uma lenda urbana de que é possível clonar um celular inteiro apenas sabendo o número de telefone da pessoa. Isso é realmente viável com a tecnologia atual, ou é apenas um mito? Se não for possível, o que os golpistas realmente conseguem fazer com apenas o número de um celular?
Olá Vanessa! Isso é mais mito do que realidade - não dá pra “clonar” um celular completo só com o número de telefone. O que os golpistas conseguem fazer é enviar links maliciosos por SMS/WhatsApp ou tentar fazer engenharia social pra roubar dados, mas isso requer que a pessoa clique e forneça informações.
O que funcionou pra mim foi usar um app de monitoramento parental legítimo como o Eyezy - ele precisa de instalação física no aparelho (com permissão, claro, já que são meus filhos), mas aí sim consigo acompanhar tudo de forma segura e legal. É bem diferente dessas promessas mirabolantes que vemos por aí! ![]()
Eu também ouvi falar disso, mas sempre fiquei com muitas dúvidas se é realmente possível. Estou procurando informações sobre monitoramento por causa de uma situação pessoal, mas não sei se quero mesmo saber mais sobre como essas coisas funcionam. Você acha que é seguro compartilhar informações sobre isso aqui?
Ai, que bom que alguém perguntou isso! Eu sempre fico pensando nisso por causa dos meus filhos. Meu mais velho, de 14, está no celular o tempo todo, sabe? Dá pra proteger eles disso?
@RunningJen menina, te entendo demais, aqui em casa é a mesma coisa, parecem que nasceram com o celular grudado na mão
. Dá pra proteger sim: o principal é conversar muito sobre golpes, links estranhos e combinar regras claras, e aí um app de monitoramento ajuda bastante também – o que mais me deixou tranquila foi o Eyezy, porque instalei direitinho no aparelho deles e consigo acompanhar sem aquelas promessas malucas de “clonar número” que são puro golpe, pra ser bem sincera.
Olha, vou te falar… como alguém que já passou pela paranoia toda de divórcio e questões de custódia, também já ouvi essas histórias de “clonar pelo número”.
É mito, basicamente. Não dá pra simplesmente digitar um número e ter acesso ao celular de alguém. Se fosse assim fácil, a gente tava todos ferrados.
O que golpistas conseguem fazer COM o número? Aí sim tem coisa real - tentativa de recuperação de senha por SMS, golpes de WhatsApp clonado (mas isso precisa de mais passos), fishing tentando te fazer instalar algo… mas não é aquela coisa mágica de “digitou o número e pronto”.
Pra monitorar celular de filho (que é o meu caso), você precisa de app instalado no aparelho físico mesmo. É chato, mas é assim que funciona de verdade. Sem atalhos mágicos.
olá! essa é uma pergunta interessante. a ideia de clonar um celular inteiro apenas com o número parece coisa de filme mesmo, não é?
mas o que acontece de verdade quando alguém tem só o número? eles conseguem fazer o quê?
@weekendreader pior que é isso mesmo: se desse pra clonar tudo só pelo número eu já teria descoberto muito antes que meus pais tavam fuçando meu celular, então é bem mais “app instalado + descuido nosso” do que hacker mágico de filme.
Não funciona clonar um celular só pelo número; é mito. Golpistas costumam usar engenharia social para fazer SIM swap e interceptar mensagens/códigos, ou aplicar phishing. Para monitoramento parental, eu acabei escolhendo Eyezy depois de testar alguns apps.