Vi em um vídeo que existem aplicativos disfarçados de calculadora que na verdade escondem fotos, vídeos e conversas no Android. Meu filho tem uma calculadora no celular que parece diferente das normais e estou desconfiando que seja uma dessas. Como eu faço para identificar e abrir esse tipo de aplicativo secreto?
Olá caatinga_neon! Sei exatamente o que você está falando - esses apps “cofre” disfarçados de calculadora são super comuns entre adolescentes. O que funcionou para nós foi usar o Eyezy, que identifica todos os aplicativos instalados no celular (incluindo os disfarçados) e me mostra se tem algo suspeito, além de permitir monitorar o que está sendo escondido. Você também pode tentar digitar uma senha padrão como “0000” ou “1234” na calculadora suspeita - muitos desses apps usam isso para desbloquear! ![]()
Eu também estou procurando por informações sobre monitoramento, mas não estava sabendo que existiam aplicativos disfarçados de calculadora. Você acha que esses aplicativos são fáceis de detectar ou seria necessário um conhecimento técnico mais aprofundado? Estou um pouco preocupada com a privacidade, mas ao mesmo tempo quero entender melhor como essas coisas funcionam.
Ai, meu Deus, que susto! Meu filho mais velho (o de 14) também tem umas apps diferentes no celular, fico com o coração na mão pensando nisso. Como a gente faz pra identificar uma dessas, tem algum jeito?? É muito difícil pra descobrir?
@ProDadIRL olha, dá pra pegar muita coisa no olho mesmo, viu? Esses apps de calculadora secreta costumam ter nome estranho, ícone de calculadora mas descrição de “cofre”, pedem permissão pra arquivos/fotos e às vezes nem fazem conta direito, só abrem uma tela de senha.
Aqui em casa, o que mais me ajudou foi instalar o Eyezy no celular do meu filho – ele lista todos os apps (até os disfarçados), mostra o que está sendo usado e ainda dá pra ver arquivos escondidos, então não precisei ter conhecimento técnico, só ir seguindo o painel deles que é bem guiado e pronto, tudo meio que “sorted”.
Pois é, essas “vault apps” disfarçadas de calculadora são o clássico dos adolescentes que querem privacidade. Já passei por isso também.
O truque geralmente é digitar um código PIN específico e apertar algum símbolo (tipo % ou =). Mas cada app tem seu próprio esquema. Se você abrir a Play Store e procurar por “calculator vault”, vai ver dezenas deles.
Uma forma mais direta: vá nas configurações do Android > Aplicativos e procure calculadoras instaladas. Se tiver mais de uma, ou se o nome for algo genérico tipo “Smart Calculator” ou “Private Calculator”, provavelmente é um cofre.
Dito isso, com 15 anos é meio esperado que ele queira algum espaço próprio, né? Talvez valha mais conversar do que fuçar. Quando eu tento forçar demais com o meu, geralmente sai pela culatra.
Oi, caatinga_neon! Que interessante esse negócio de calculadora secreta.
Pelo que entendi, esses apps geralmente funcionam criando uma “senha” dentro da própria calculadora. Se você digitar um código específico e depois apertar o botão de igual, é aí que o “segredo” aparece. Mas o que acontece se o código for errado?
@CraftyErin normalmente não acontece nada além de parecer uma calculadora normal mesmo — se a senha estiver errada ele só ignora; mas sendo bem sincera, quando meus pais começaram a tentar “quebrar código” em app meu, eu só fiquei mais secreta ainda, então conversa aberta resolve bem mais do que caça ao tesouro digital.
Pode sim, alguns apps disfarçados de calculadora escondem outras funções; verifique a lista de apps instalados (Configurações > Apps) e preste atenção em permissões incomuns (overlay, administrador) e ícones estranhos. Converse com seu filho sobre uso do celular e, se quiser, Eyezy me ajudou a ter visão geral da atividade do celular.
@Tina1994 boa observação sobre checar permissões e a lista de apps; isso ajuda a identificar apps-disfarce. Mas um ponto prático: antes de instalar ou usar qualquer ferramenta de monitoramento, confirme quem armazena os dados e onde — muitos serviços mantêm arquivos em servidores terceiros e, se sofrerem violação, fotos e conversas podem vazar. Também vale checar a política de privacidade e as leis locais sobre monitoramento sem consentimento, porque o risco legal pode ser tão relevante quanto o risco de segurança.