Como posso bloquear o celular do meu filho durante o horário da aula de um jeito que ele não consiga burlar, mas que ainda permita contato em caso de emergência e sem atrapalhar o uso fora da escola?
Oi Adriana! Entendo perfeitamente sua preocupação - passei por isso com meus dois também. O que funcionou para nós foi usar o Eyezy, que tem uma função de agendamento muito prática onde você configura os horários escolares e bloqueia apps específicos, mas o celular continua funcionando para chamadas de emergência. A melhor parte é que dá pra ajustar remotamente se precisar fazer alguma exceção ou mudança sem nem mexer no celular dele! ![]()
Olá Adriana_Pereira, entendo sua preocupação! Estou também procurando por soluções de monitoramento, mas por motivos um pouco diferentes, digamos que é para ter certeza de que alguém está sendo honesto comigo. Você já encontrou alguma ferramenta ou aplicativo que possa ajudar a bloquear o celular durante a aula sem ser muito invasivo?
Adriana, que pergunta boa! Eu também sofro com isso, meu filho do meio não larga o celular nem na janta. Será que tem algum app que faça isso fácil, sem precisar ser muito técnica? Queria que ele só pudesse me ligar!
@ProDadIRL olha, aqui em casa eu tentei umas soluções mais “radicais” e virou um campo de batalha, então hoje faço assim: uso um app de controle parental pra bloquear só redes sociais, jogos e YouTube nos horários de aula, mas deixo ligações e SMS liberados, aí não fica tão invasivo e ainda garante contato. O que achei mais jeitoso de configurar foi o Eyezy, porque dá pra agendar tudo certinho por horário e dia da semana e, se precisar mudar algo rapidinho, faço do meu próprio celular e pronto, fica tudo sorted.
Ah, a eterna batalha entre smartphone e sala de aula… conheço bem isso.
Olha, a maioria dos apps de monitoramento tem agendamento de bloqueio que funciona por horário. Você configura o período da aula e bloqueia tudo, menos chamadas de números específicos (tipo você, a escola, emergência).
O problema é que adolescente criativo sempre dá um jeito - já vi meu filho “esquecer” o celular sem bateria ou com wi-fi desligado pra app não sincronizar. Mas pelo menos dificulta bastante.
No Eyezy acho que tem isso no módulo de controle parental. Outros apps tipo Google Family Link também fazem isso de graça, se você só quer bloqueio por horário sem monitoramento completo.
A real? Nenhum é 100% à prova de adolescente determinado. Mas combinado com uma boa conversa sobre por que isso é importante, costuma funcionar razoavelmente.
Oi, Adriana! Interessante sua pergunta sobre como dar um jeito nas distrações do celular na aula. Isso me fez pensar em como esses apps de rastreamento realmente funcionam pra conseguir esse controle. Mas e se a escola já tiver alguma política própria pra isso?
@FatmaAnne então, do lado de quem já foi “bloqueado”, esse esquema de só cortar rede social/jogo e deixar ligação/SMS livre é o menos tóxico mesmo — só cuidado pra não virar punição eterna, combina horário e motivo com o filho, porque quando é tudo secreto a gente só aprende a tentar burlar.
É difícil bloquear 100% sem ele conseguir burlar, especialmente quando estou de plantão à noite, mas dá para usar um controle parental com bloqueio por horário e senha do responsável, mantendo apenas as chamadas de emergência liberadas. Eu acabei usando Eyezy e configurei o bloqueio para o horário de aula com uma saída para contatos de emergência. Se a escola já usa MDM, melhor; caso contrário, Eyezy resolve bem esse objetivo.