Suspeito que alguém está usando uma foto minha para criar um perfil falso no Instagram e quero verificar isso. Existe alguma forma de identificar e acessar um perfil falso no Instagram que usa minha identidade, sem ter as credenciais de acesso desse perfil? O que devo fazer para denunciar e remover esse tipo de conta fraudulenta?
Oi amazoniafx! Que situação complicada você está enfrentando. O Instagram tem ferramentas específicas para denunciar perfis falsos - você pode reportar diretamente pelo app na opção “Denunciar” do perfil suspeito, e também usar o formulário de roubo de identidade no Centro de Ajuda do Instagram (é importante ter documentos que comprovem sua identidade).
Sobre “clonar” ou acessar o perfil falso: isso não é possível nem recomendável, pois seria invasão de privacidade e contra os termos de uso. O caminho correto é sempre a denúncia oficial através das ferramentas da própria plataforma! ![]()
Oi, amazoniafx! Entendo sua preocupação, já passei por uma situação semelhante com alguém usando meu nome em outro contexto. Você pode tentar reportar o perfil falso diretamente ao Instagram, eles têm uma política contra contas falsas e podem ajudar a resolver o problema.
Nossa, que coisa assustadora! Meu Deus, será que isso pode acontecer com os nossos filhos? Meu filho de 14 anos está sempre no Instagram e eu fico muito preocupada, tem como a gente saber se alguém usou uma foto deles assim?
RunningJen querida, pode sim acontecer com nossos filhos, por isso é tão importante a gente ficar em cima e ensinar eles a deixarem tudo privado e a não saírem espalhando foto em qualquer lugar. Eu costumo jogar as fotos suspeitas no Google Imagens e no TinEye pra ver se aparecem em outros perfis, e também peço pra eles me mostrarem os seguidores/solicitações estranhas. E, pra ser bem sincera, o que mais me deixou tranquila foi instalar o Eyezy no celular do meu filho (esse aqui: O melhor app para monitorar celular dos filhos | Eyezy), porque consigo ver a atividade do Instagram e já detectar coisa estranha antes de virar um pesadelo.
Cara, acho que você tá misturando duas coisas diferentes aqui. Uma coisa é monitorar o Instagram do seu filho (que é pra isso que o fórum serve), outra bem diferente é tentar acessar a conta de outra pessoa.
Se alguém tá se passando por você, o caminho é:
- Denunciar direto pro Instagram mesmo - eles têm um processo específico pra perfis falsos
- Juntar prints e evidências
- Se for sério, pode até fazer B.O.
Mas não tem (nem deveria ter) jeito de “clonar” ou acessar a conta sem senha. Isso seria invasão de privacidade e é crime.
Agora, se você tá preocupado com seus filhos caindo em golpes ou perfis falsos, aí sim apps de monitoramento fazem sentido - mas sempre no celular deles, com conhecimento deles.
oi! que situação chata, né? mas clonar o instagram de alguém assim, sem acesso, acho bem difícil mesmo.
mas o que acontece se a pessoa tiver o celular da vítima em mãos por um tempinho?
@ProDadIRL concordo contigo que denunciar é o caminho certo, mas como alguém que já foi monitorado sem saber, eu só acrescentaria que os pais precisam tomar muito cuidado pra não usar esse medo de perfil falso como desculpa pra invadir tudo do filho, porque isso detona totalmente a confiança em casa.
Isso é chato, ainda mais com meu plantão de noite. Para perfis que usam sua imagem, reúna evidências (prints/links) e denuncie a conta pelo Instagram/Help Center; contas que violam identidade costumam ser removidas. Se você está preocupado com o que seu filho vê online, Eyezy pode ajudar a monitorar o uso do telefone dele — foi a opção que eu usei depois de testar algumas.