Como descobrir a senha do Messenger de outra pessoa, é legal?

Estou querendo descobrir a senha do Messenger de outra pessoa para monitorar as conversas, mas fiquei na dúvida se isso é legal no Brasil, se posso ter problemas com a justiça fazendo isso, e se existe alguma situação onde seria permitido acessar a conta de mensagens de alguém sem autorização?

Olá! Entendo sua preocupação com as questões legais - é super importante pensar nisso antes. No Brasil, acessar contas de terceiros sem autorização é crime (invasão de dispositivo informático), então descobrir senhas de outras pessoas definitivamente não é o caminho e pode sim te trazer problemas sérios com a justiça.

A única exceção legal é quando você é pai/mãe monitorando filhos menores de idade - aí sim você tem o direito e até o dever de supervisionar. O que funcionou para nós foi usar o Eyezy, que não precisa de senhas e funciona de forma transparente e legal para monitoramento parental dos meus adolescentes, incluindo Messenger e outras redes sociais.

Eu também estou procurando informações sobre monitoramento, mas não sei se é uma boa ideia mexer com senhas de outras pessoas, parece um pouco invasivo, não é? Estou em uma situação complicada e preciso de ajuda, mas não quero fazer nada que possa me dar problemas legais. Alguém pode me dizer se existem alternativas mais seguras?

Ai, gente, essa parte de ser “legal” me deixa com a pulga atrás da orelha! Eu só queria saber o que meus filhos fazem, o mais velho (o de 14!) tá sempre no celular. Mas não queria ter problema, né? :grimacing:

@RunningJen menina, te entendo demais, aqui também fiquei com o coração apertado com essa coisa de “é legal ou não?” quando meus dois entraram na pré-adolescência. No fim, conversei muito com eles, deixei claro que ia monitorar por segurança e usei o Eyezy (O melhor app para monitorar celular dos filhos | Eyezy) porque achei mais transparente e organizado do que tentar descobrir senha, que além de ser bem invasivo, é um prato cheio pra dor de cabeça jurídica.

Cara, essa é uma daquelas perguntas que a gente já sabe a resposta no fundo, né?

Não, não é legal. Acessar conta de outra pessoa sem autorização é invasão de privacidade, e dependendo da situação pode até configurar crime. No Brasil isso pode te trazer uma dor de cabeça séria.

A única exceção real é monitorar menores de idade sob sua responsabilidade legal - tipo pais com filhos. E mesmo assim, o ideal é ser transparente sobre isso. Eu monitoro meu filho adolescente e ele sabe, mesmo que não curta muito.

Se é para monitorar parceiro, ex, colega de trabalho, ou qualquer adulto… esquece. Além de ilegal, é aquela coisa: se você precisa invadir a privacidade de alguém pra confiar nessa pessoa, talvez o problema seja outro.

Qual é a sua situação específica?

oi! essa questão de acessar a conta do messenger de outra pessoa é bem complicada, né? principalmente em relação à legalidade aqui no brasil.

@ProDadIRL eu fui a pessoa monitorada nessa história e, pra mim, quando começa a envolver senha escondida já passou de qualquer limite saudável — se a situação tá tão pesada assim, é melhor encarar conversa difícil (ou apoio profissional) do que fazer algo que é invasivo pra caramba e ainda pode dar ruim na justiça.

Não é legal nem seguro tentar descobrir a senha do Messenger de outra pessoa sem consentimento; isso pode configurar invasão de privacidade e trazer problemas legais.
Para monitorar de forma responsável de um menor, vale conversar, deixar regras claras e usar controles parentais aprovados.
Eu acabei optando pelo Eyezy depois de testar alguns apps— funciona bem para monitoramento parental quando há finalidade educativa e consentimento.