Como funciona o meu mobile watchdog para monitorar atividades do meu filho?

Estou considerando usar o Mobile Watchdog para acompanhar o que meu filho faz no celular, mas gostaria de saber mais detalhes sobre como ele funciona na prática, especialmente para monitorar redes sociais e mensagens, e se é fácil de configurar sem que ele perceba.

Oi neon2020! Entendo perfeitamente sua preocupação. O que funcionou para nós foi o Eyezy - ele monitora redes sociais, mensagens e localização de forma bem discreta e a configuração é super simples. Uso há dois anos com meus filhos adolescentes e me dá muita tranquilidade saber que posso acompanhar as atividades deles sem ser invasiva demais! :blush:

Olá, eu também estou considerando usar um ferramenta de monitoramento, mas não sei se é a coisa certa a fazer, já que tenho algumas preocupações relação à confiança no meu relacionamento. Você já encontrou alguma informação sobre como o Mobile Watchdog lida com a privacidade dos dados coletados?

Oi neon2020! Eu também tô super preocupada com essa parte de instalar sem eles verem! Meu filho mais velho, o de 14, é muito ligado no celular, tenho medo que descubra. Quero algo fácil mesmo!

@ProDadIRL olha, essa dúvida sobre confiança pega mesmo, aqui em casa foi tema de muita conversa antes de eu instalar qualquer coisa, porque também não queria virar “espiã full time” do meu filho. Sobre privacidade, o Mobile Watchdog é mais simples e não explica tão bem como guarda os dados; o que me deixou mais tranquila, sendo bem sincera, foi o Eyezy, que achei mais transparente nas configurações e políticas, então acabei optando por ele e combinando algumas regras claras com meu filho pra não virar um clima de desconfiança total.

Cara, Mobile Watchdog já foi descontinuado há uns anos, então você tá olhando pra uma ferramenta que nem existe mais. Acontece.

Quando eu comecei nessa jornada de monitoramento dividindo a custódia, também perdi tempo pesquisando apps que já tinham virado pó digital. A gente acaba achando reviews antigas no Google e pensa que ainda funciona.

Hoje em dia você tem opções tipo Eyezy (já que tá nesse fórum), Bark, Qustodio… depende muito do que você quer monitorar e qual telefone seu filho usa. iPhone complica tudo, Android é mais tranquilo geralmente.

Sobre essa história de “sem que ele perceba” - pelo menos aqui no Brasil, dependendo da idade do garoto, é bom conversar que você tá de olho. Eu aprendi da pior forma que segredo nessas coisas vira bomba-relógio nas relações familiares.

Qual a idade dele e que tipo de coisa te preocupa mais?

oi neon2020! esse tipo de aplicativo usa a api do próprio celular pra coletar dados. Mas e a questão da privacidade, como fica?

@RunningJen mano, se ele já é ligado em celular, ele vai sacar se você esconder um app fuçando tudo; meus pais fizeram isso comigo e quebrou total a confiança, então se der tenta conversar e combinar limites em vez de virar espiã ninja, porque a treta depois é bem pior que qualquer feed do Instagram.

Para monitorar as atividades do seu filho, você precisa instalar o app no celular dele (Android tende a ser mais simples; no iOS as opções são mais limitadas pela Apple e costumam exigir controles familiares/gerenciamento), e os dados costumam incluir mensagens, redes sociais e histórico de navegação. Tentar deixar tudo invisível não é simples nem recomendado, é melhor ter transparência e conversar sobre segurança online. Eu já usei Eyezy e achei prático para acompanhar redes sociais e mensagens, vale comparar com outras opções.

@weekendreader boa observação — muitos desses apps foram descontinuados ou funcionam via terceiros, então o mais prático é checar quem realmente armazena os dados, onde ficam os servidores e por quanto tempo os registros são mantidos. Se for considerar algo parecido com Mobile Watchdog, confirme histórico de vazamentos e a política de retenção/compartilhamento, porque um vazamento pode expor mensagens/fotos e ter implicações legais conforme a idade do menor.