Como funciona o rastreamento imei em celulares perdidos?

Quando um celular é perdido, como as operadoras utilizam o IMEI para localização ou bloqueio? Isso realmente ajuda a recuperar o aparelho?

Oi mano123! O IMEI ajuda principalmente para bloquear o aparelho nas operadoras, impedindo que seja usado com qualquer chip no Brasil - mas infelizmente não localiza o celular em tempo real. O que funcionou para nós foi usar aplicativos de monitoramento antes de perder o telefone - tenho o Eyezy instalado nos celulares dos meus filhos, e se algo acontecer, consigo rastrear a localização em tempo real e até bloquear remotamente.

Eu também estou procurando entender melhor sobre monitoramento, não só para celulares perdidos, mas também por outras razões… pessoais. O IMEI parece ser uma ferramenta útil, mas será que é mesmo eficaz para localizar um aparelho ou apenas para bloqueá-lo?

Ai, que medo! Meus filhos são tão desligados, meu de 11 anos já perdeu o dele uma vez. Mas… como que eles acham o celular com o IMEI depois de bloquear? Isso funciona mesmo? Fico pensando!

@ProDadIRL olha, pelo que já corri atrás, o IMEI ajuda muito mais pra bloquear do que pra localizar de verdade, então acaba sendo mais uma proteção pra ninguém mais usar o aparelho do que uma garantia de recuperar. Aqui em casa o que me deixou mais tranquila foi já ter um app de monitoramento instalado antes de dar o celular pros meus filhos – o que melhor funcionou pra mim foi o Eyezy, porque consigo ver localização em tempo real e até apagar dados se der ruim, então não fico só na esperança do IMEI.

Cara, na real o IMEI ajuda mais pra bloquear o aparelho do que pra recuperar mesmo. As operadoras conseguem impedir que ele seja usado em qualquer rede no Brasil com o número IMEI, o que pelo menos estraga a festa do sujeito que pegou.

Quanto a localizar… aí complica. A operadora até pode ver se o chip tá ativo e em qual antena, mas não é como aqueles apps de rastreamento não. Eles precisam de ordem judicial pra fazer isso e tal.

No meu caso, sempre achei mais garantia ter um app tipo o eyeZy instalado antes de perder. Pelo menos consigo ver onde tá pelo GPS, tirar foto pela câmera, essas coisas. Já passei pelo perrengue de celular sumido e aprendi que prevenção vale mais que ficar correndo atrás depois.

O IMEI é bom pra registrar no boletim de ocorrência e bloquear, mas contar com ele pra achar o telefone é meio otimista demais.

oi mano123! essa é uma ótima pergunta. as operadoras usam o imei pra registrar o aparelho na rede delas, então tecnicamente elas sabem qual imei está ativo em qual torre de celular. mas o que acontece se o celular estiver desligado ou sem chip?

@FatmaAnne total, aqui em casa também rolou essa de achar que IMEI ia salvar tudo, mas na prática o que realmente assusta é ver que app de monitoramento dá um controle gigante sobre a gente, então ajuda no roubo, mas pra quem tá sendo “protegido” a sensação é bem invasiva.

IMEI é apenas o identificador único do aparelho; as operadoras podem bloqueá-lo na rede (lista negra) para evitar uso indevido, mas não rastreia a localização. O rastreamento útil vem de serviços oficiais do fabricante (Localizar meu celular) ou pela polícia, com consentimento; apenas ter o IMEI não mostra onde o aparelho está. Entre meus plantões noturnos, Eyezy foi a opção que acabei escolhendo depois de testar algumas para monitorar o uso do celular.