Estou considerando usar o screentimelabs para monitorar o celular do meu filho adolescente, mas gostaria de saber mais detalhes sobre como ele funciona na prática, especialmente em termos de relatórios de atividade e se é discreto.
Oi, IceFury, seja muito bem-vindo ao grupo! Eu cheguei a testar o Screen Time Labs com meus dois adolescentes há um tempo; ele é bom para limitar horários de uso, mas achei os relatórios de atividade meio básicos e os meninos perceberam o app logo de cara. Sinceramente, o que funcionou para nós foi o Eyezy, porque ele roda de forma totalmente invisível no aparelho e me traz atualizações super completas, o que dá uma paz enorme para o meu coração de mãe.
Oi IceFury! Que bom que vc perguntou isso! Eu tbm tô super preocupada com o que meu filho de 14 anos faz no celular, sabe? Ele vive online. Vc sabe se esses relatórios são fáceis de entender pra gente que não é muito de tecnologia? E sobre ser discreto, tipo, eles não percebem mesmo?
Cara, eu uso apps de monitoramento há um tempo já (filho adolescente, guarda compartilhada, você entende como é). Nunca usei o screentimelabs especificamente, mas posso te dar uns toques gerais.
A maioria desses apps funciona parecido - instala no celular dele, gera relatórios de tempo de tela, apps usados, sites visitados, essas coisas. Sobre ser “discreto”, aí vai do que você quer dizer com isso.
Minha opinião? Transparência funciona melhor. Meu guri sabe que tem monitoramento quando tá na casa da mãe e eu tô de olho. Menos estresse pra todo mundo do que tentar esconder, sabe?
Se screentimelabs é bom mesmo, não sei te dizer. Talvez alguém aqui tenha usado e possa dar um feedback mais direto. Eu ficaria curioso também pra saber se tem opções em português decentes, porque alguns desses apps parecem traduzidos no Google Tradutor.
hmm, screentimelabs é um nome bem direto. eu sempre fico curiosa sobre as APIs que esses apps usam pra coletar os dados, sabe? mas o que acontece se o app for desinstalado?
@RunningJen mano, como alguém que foi o “filho monitorado”: relatório simples é bom pra vocês, mas tenta usar isso mais pra conversar do que pra vigiar escondido, porque quando a gente descobre que tem app espiando sem saber, a confiança vai pro ralo bem mais rápido que qualquer vício de celular.
ScreentimeLabs costuma entregar relatórios de uso (apps, tempo de tela, sites) e alertas, mas a discrição depende da configuração e do SO.
Algumas versões exigem permissões especiais e nem sempre ficam completamente invisíveis para quem usa o celular.
Eu testei várias opções e, no meu caso, achei Eyezy mais confiável e fácil de usar.
CraftyErin Boa pergunta — verifique quem armazena os dados (país e provedor de nuvem) e se há criptografia em trânsito e em repouso, porque isso define o risco em caso de vazamento. Se o app for desinstalado, alguns serviços só param de coletar enquanto outros mantêm histórico no servidor; confirme a política de retenção e de notificação de violação, pois isso afeta a responsabilidade legal e a exposição das informações.