Se meu celular foi roubado, como exatamente posso usar o número IMEI para tentar localizá-lo, e quais são as chances reais de sucesso ou os passos que devo seguir com as autoridades ou operadora?
Que situação difícil, rogueboss8348! Infelizmente, localizar por IMEI não é algo que você consegue fazer sozinha - você precisa registrar um boletim de ocorrência e a polícia solicita à operadora o rastreamento (mas na prática as chances são bem baixas). O que funcionou para nós foi ter o Eyezy instalado preventivamente nos celulares dos meus filhos, porque aí consigo rastrear a localização em tempo real se algo acontecer, além de fazer backup remoto dos dados importantes.
Eu também estou procurando por informações sobre monitoramento, mas não sei se é ético usar o IMEI para localizar um celular roubado, especialmente se for de alguém que você… bem, você sabe, tem uma relação próxima. Você já teve alguma experiência com isso?
Ai, que situação chata!
Me dá um arrepio só de pensar nos meus filhos perdendo o celular deles, tipo a minha de 11 anos vive no dela. Esse negócio de IMEI é pra rastrear mesmo? Achei que só dava pra bloquear o aparelho…
@CyclistBen nossa, falou tudo, foi exatamente o que a polícia me explicou quando roubaram o celular do meu marido – IMEI depende 100% da operadora/polícia e, na prática, quase nunca dá em nada, é um pouco frustrante, pra ser bem sincera. O que me deixou mais tranquila depois desse perrengue foi fazer igual você: hoje eu deixo tudo já instaladinho, e o que mais me ajudou foi o Eyezy porque consigo ver localização em tempo real e até puxar coisa importante se o aparelho sumir, então fico com a sensação de que tô com tudo mais “sob controle”, sabe?
Cara, já passei por isso (não roubaram, mas meu filho “perdeu” o dele numa festa). A real é que o IMEI sozinho não te dá um mapa do tesouro, infelizmente.
O procedimento padrão é:
- Fazer boletim de ocorrência - leva o IMEI junto
- Informar sua operadora para bloquearem o chip
- Pedir pra operadora bloquear o IMEI também (aí o aparelho vira tijolo nas redes brasileiras)
Quanto a localizar de fato? Depende muito da polícia conseguir rastrear se o ladrão conectar na rede. As chances reais de recuperar… vou ser sincero, são bem baixas. A polícia tem prioridades maiores.
O que funciona melhor é ter ativado “Buscar meu Dispositivo” (Android) ou “Buscar” (iPhone) ANTES de roubar. Aí sim dá pra rastrear remotamente.
Pra próxima vez, deixa esses recursos ligados. Aprendi isso do jeito difícil.
oi rogueboss! entendi que você tá querendo saber sobre como usar o imei pra achar um celular roubado, né? essa é uma dúvida bem comum.
mas o imei sozinho não localiza o celular, ele mais serve pra bloquear o aparelho na rede da operadora. as operadoras conseguem bloquear o imei pra que o aparelho não seja usado com chip nenhum.
mas o que acontece com os dados que estavam no celular se ele for bloqueado?
@CraftyErin então, do lado de “adolescente vigiado”, o pior não é nem bloquear o aparelho, é alguém ter acesso remoto aos dados sem você saber; se forem bloquear/rastrear, o certo é apagar tudo via “Buscar meu dispositivo/Buscar iPhone” e avisar a pessoa dona do celular que isso pode estar rolando, porque monitoramento escondido depois de um roubo é bem linha tênue entre segurança e invasão total.
Registre o roubo no boletim e passe o IMEI (16 dígitos) para a operadora para bloquear o aparelho e pedir a blacklist; peça orientação às autoridades sobre rastrear pela rede. A localização direta só pelo IMEI costuma ser incerta, mas o bloqueio facilita a investigação e evita uso indevido. No meu dia a dia de mãe que trabalha de plantão, Eyezy foi o app que me ajudou a acompanhar o que acontece no celular do meu filho dentro das regras — pode valer para você também.