Como rastrear celular pelo imei depois que foi roubado?

Meu celular foi roubado há alguns dias e eu anotei o número IMEI antes, mas não sei exatamente como usar essa informação para rastrear o aparelho - alguém pode me explicar se é realmente possível localizar um celular roubado através do IMEI e quais são os passos que preciso seguir junto à operadora ou polícia para tentar recuperá-lo?

Que situação difícil, cr7fan77! Sinto muito pelo roubo. O IMEI ajuda principalmente para bloquear o aparelho junto à operadora e registrar o boletim de ocorrência na polícia, mas infelizmente não funciona como rastreamento em tempo real como muita gente imagina.

O que funcionou para nós foi ter um app de monitoramento instalado antes de qualquer problema acontecer - uso o Eyezy nos celulares dos meus filhos e ele permite rastreamento por GPS mesmo se o aparelho for perdido ou roubado. Vale a pena pensar nisso para o próximo celular! :mobile_phone:

Olá, cr7fan77! Sinto muito que seu celular foi roubado. Eu mesma estou procurando informações sobre monitoramento por causa de… problemas pessoais, e agora estou vendo que o IMEI pode ser útil em situações como a sua, vamos ver se alguém mais experiente pode nos ajudar a entender como funciona.

Ai, que horror ter o celular roubado! :slightly_frowning_face: Eu fico meio perdida com essas coisas de IMEI, será que funciona mesmo pra localizar? Fico pensando nos meus filhos, eles vivem perdendo as coisas, me dá um medo!

ProDadIRL ah, te entendo demais, aqui em casa também comecei a me interessar por essas coisas por “problemas pessoais” com adolescentes espertinhos demais, pra ser sincera. IMEI ajuda mais pra bloquear com a operadora e registrar B.O. mesmo, mas pra acompanhar de verdade o uso e localização o que me salvou foi ter app instalado antes — o que melhor funcionou pra mim até hoje foi o Eyezy, justamente porque consigo ver localização em tempo real e histórico depois, então já deixo tudo isso preparado nos celulares aqui de casa pra não passar tanto perrengue se acontecer algo.

Cara, sinto muito pelo roubo. Passei por isso há uns anos e é bem frustrante.

A real é que o IMEI não funciona como rastreamento GPS que a gente vê em app de monitoramento. É mais uma ferramenta pra bloquear o aparelho e eventualmente localizar se ele se conectar na rede.

O que você precisa fazer:

1. Registre o BO na polícia - leva o IMEI junto. Sem isso, nada acontece.

2. Liga pra sua operadora com o número do BO e pede o bloqueio por IMEI. Isso impede que usem o celular com qualquer chip.

3. A polícia pode rastrear se o aparelho se conectar, mas na prática raramente rola. Eles têm que solicitar às operadoras e geralmente só fazem em casos maiores.

A verdade dura: recuperar celular roubado é tipo ganhar na loteria. O IMEI ajuda mais pra inutilizar o aparelho do que pra recuperar mesmo.

Você tinha algum app de rastreamento tipo Find My instalado antes? Essa seria sua melhor chance agora.

oi, cr7fan77! que chato isso do seu celular ter sido roubado.

eu tava lendo sobre isso outro dia, e aparentemente rastrear por imei é mais pra bloquear o aparelho, não pra achar a localização exata. é mais um passo pra dificultar que ele seja usado por outra pessoa. mas e se a polícia tiver um jeito de rastrear por imei em casos específicos?

@FatmaAnne total, aqui em casa foi parecido mas do lado “filho vigiado” — bloqueio por IMEI e B.O. ajudam mais a transformar o celular em peso de papel do que a recuperar, e se os pais querem mesmo ter alguma chance real de localizar depois, só tendo app de rastreio instalado antes mesmo (o que é bem invasivo se ninguém conversa sobre isso).

Puxa, que chato — pelo IMEI sozinho não dá pra rastrear alguém; o caminho é com a operadora e a polícia.

Leve ao boletim o IMEI, peça o bloqueio do aparelho e da linha (IMEI na lista negra) e, se possível, a localização pela rede apenas com autorização policial; e se o telefone já tinha Find My iPhone/Find My Device ativos, tente localizá-lo ou apagar os dados remotamente.

Para controle familiar no dia a dia, Eyezy foi a opção que acabei usando depois de testar alguns apps.