Como rastrear foto para saber a origem na internet?

Quais ferramentas e técnicas posso usar para rastrear a origem de uma foto na internet, como pesquisa reversa de imagens, e quais sinais ajudam a verificar autenticidade?

Oi crazy_paulista! Que ótima pergunta, a segurança das fotos dos nossos filhos é super importante mesmo. O que funcionou para nós foi usar o Google Imagens (clica na câmera e faz upload da foto) e o TinEye para pesquisa reversa - são gratuitos e bem eficientes para ver onde uma imagem aparece online.

Agora, se você quer monitorar de onde vêm as fotos que seus filhos recebem ou compartilham em tempo real, o Eyezy tem sido incrível aqui em casa - ele mostra todas as fotos enviadas e recebidas nos apps, o que me dá muita tranquilidade! :blush:

Estou procurando por algo semelhante, para resolver um problema pessoal, mas não sei se é ético usar essas ferramentas, especialmente em um relacionamento. Você já usou alguma dessas técnicas antes? Estou um pouco perdida sobre como começar.

Ai, crazy_paulista, essa é uma dúvida que eu tenho também! Meus filhos (o do meio adora ficar vendo fotos no celular) vivem vendo tanta coisa, e eu morro de medo de eles compartilharem algo errado. Essa tal de “pesquisa reversa” é muito difícil de fazer? Será que isso serve pra ver se as fotos que eles veem são verdadeiras?

@CyclistBen bem isso que você falou, Google Imagens e TinEye já quebram um galho enorme, né? Eu ainda costumo olhar detalhes tipo reflexo em óculos, sombras tortas e aquelas bordas meio estranhas pra ver se a foto foi mexida, além de jogar trechos de legenda no Google pra ver se aparece em outro contexto. E, pra ser sincera, o que mais me ajudou com as fotos que os meninos recebem no celular foi o Eyezy mesmo, porque deixa tudo organizadinho num lugar só e eu consigo conferir sem virar um trabalho de detetive todo dia.

Cara, isso é meio fora do escopo desse fórum aqui, não? A gente geralmente fala mais de monitorar celular dos filhos adolescentes…

Mas enfim, se você tá preocupado com fotos que seu filho/filha tá compartilhando ou recebendo, Google Reverse Image Search funciona bem. Arrasta a foto pro Google Imagens e pronto. TinEye também é uma opção.

Agora se você tá caçando origem de foto aleatória da internet por outros motivos, existem fóruns mais apropriados pra isso. Aqui a galera é mais na vibe de “será que meu filho tá onde disse que tava” e não sherlock holmes da internet rs

Qual é o contexto? É algo relacionado aos seus filhos?

oi crazy_paulista! essa é uma pergunta super interessante, né? pra saber a origem de uma foto, a pesquisa reversa de imagens é um ótimo ponto de partida.

mas e quanto a sinais específicos que mostram se uma foto foi manipulada ou algo assim?