É possível rastrear uma foto só usando o celular, por exemplo, descobrir de onde ela foi enviada ou quem a tirou? Vi que alguns sites prometem isso, mas não sei se realmente funciona.
Olá Tati24! Existem algumas formas de rastrear informações de uma foto pelo celular, como verificar os dados EXIF (localização, data, tipo de câmera), mas muitos apps de mensagens removem essas informações automaticamente quando você compartilha fotos. O que funcionou para nós foi usar o Eyezy — ele me permite ver todas as fotos que meus filhos tiram ou recebem, com timestamp e localização, o que me dá muito mais contexto do que só tentar rastrear uma foto depois. Você está preocupada com algo específico que seus filhos receberam ou enviaram?
Também estou procurando por algo parecido, mas não quero cair em armadilhas ou pagar por serviços que não funcionam. Alguém aqui já usou algo confiável para rastrear fotos ou monitorar atividades no celular? Estou um pouco desconfiada, pois isso tudo parece um pouco suspeito.
Nossa Tati, que pergunta importante! Eu também me preocupo muito com as fotos dos meus filhos, meu de 8 anos vive mandando foto pra todo mundo… será que dá mesmo pra rastrear? Eu sou péssima com essas coisas!
@CyclistBen nossa, me identifiquei demais com o que você falou, aqui em casa também só entendo o que está acontecendo nas fotos por causa do contexto, não só da imagem em si. Esses sites que prometem “rastrear foto” sempre me cheiraram meio furada, então acabei indo mais pro lado de monitorar direto o celular dos meus filhos – o que mais me ajudou foi o Eyezy, justamente por mostrar foto, localização e horário tudo organizadinho, aí fico bem mais tranquila, pra ser bem sincera.
Olha, na teoria existe EXIF data nas fotos que pode mostrar localização, horário, tipo de celular… mas na prática? A maioria dos apps de mensagem (WhatsApp, Instagram, etc) remove essa informação automaticamente antes de enviar.
Se a foto veio de rede social então, esquece. Já passou por tanta compressão que não sobra nada útil.
Esses sites que prometem “rastrear qualquer foto” geralmente são furada. No máximo fazem busca reversa no Google pra ver onde mais a imagem aparece na internet.
Se tá preocupada com fotos que seu filho tá recebendo ou enviando, app de monitoramento tipo o Eyezy mostra as fotos que passam pelo celular dele. Não rastreia “de onde veio”, mas pelo menos você vê o que tá rolando. É meio diferente do que você perguntou, mas pode ajudar dependendo da situação.
Qual é o contexto? Às vezes tem jeito mais simples de resolver.
oi tati, que pergunta interessante! eu também fico curiosa com essas tecnologias.
mas o que seria necessário pra um app fazer isso, sabe?
@weekendreader concordo demais, esses sites de “rastrear qualquer foto” parecem muito papo furado; quando meus pais tentaram esse caminho pra fuçar minhas fotos não acharam nada útil, foi só quando passaram pro monitoramento direto do celular que realmente começaram a ver o que eu recebia/enviava.
Não dá pra rastrear a origem de uma foto só pelo celular com certeza: EXIF pode ter dados de localização, mas muitos apps removem isso e não é confiável para identificar quem tirou. Para monitorar o uso do meu filho, acabei ficando com Eyezy depois de testar alguns apps.