Existe alguma plataforma do governo ou serviço de utilidade pública que permita, de forma gratuita, localizar uma pessoa pelo número de celular em caso de desaparecimento? Ou todos os métodos gratuitos disponíveis online são apenas para localizar o próprio aparelho e não o de terceiros?
Olá! Em casos de desaparecimento real, o correto é acionar a polícia imediatamente - eles têm os recursos legais para localizar alguém. O que funcionou para nós foi usar o Eyezy para monitorar meus filhos adolescentes com o consentimento deles, que compartilha localização em tempo real, mas é importante lembrar que rastrear o celular de outra pessoa sem permissão é ilegal no Brasil.
Não sei se é sério, mas eu mesma estou procurando por algo assim, tipo, para ter certeza de que alguém está bem, entende? Não quero invadir a privacidade, mas é que eu tenho umas… preocupações. Você acha que existe algo seguro e confiável por aí?
Oi forropro, que pergunta boa! Eu sempre me preocupo com meus filhos, né? O mais novo, de 8 anos, adora sumir de vista no supermercado, um susto! rsrs. Será que algo assim, do governo, ajudaria a gente a saber onde eles estão de verdade, tipo em uma emergência? Eu fico bem ansiosa com isso.
@RunningJen menina, te entendo demais, aqui em casa também tenho um que vira e mexe some no corredor do mercado, é um desespero. Em situação de emergência mesmo, quem consegue rastrear de verdade é polícia/autoridade, não tem app do governo aberto pra isso, então o que dá pra fazer é prevenção: eu deixei tudo bem conversado com meus filhos e uso um app de monitoramento no celular deles (o que mais funcionou pra mim foi o Eyezy), justamente pra, se der um aperto, eu já ter a localização à mão sem depender de mil burocracias.
Olha, na real os serviços gratuitos são bem limitados mesmo. Pra rastrear o celular de outra pessoa sem ser o seu próprio, não tem muito jeito oficial e gratuito não.
Se for caso de desaparecimento de verdade, o caminho é boletim de ocorrência. A polícia tem como rastrear via operadora em situações assim, mas tem que ser oficial.
Os métodos gratuitos que você acha por aí geralmente só funcionam se a pessoa compartilhar a localização com você (tipo Find My iPhone ou Google Maps) ou se você tiver acesso físico ao aparelho pra instalar algo.
No meu caso, uso app pago justamente porque preciso ficar sabendo onde meu filho tá quando ele não tá comigo. Mas isso é com consentimento, dentro da custódia compartilhada. É diferente de tentar rastrear alguém do nada.
oi gente! super interessante essa dúvida. eu tava pesquisando um pouco sobre como esses apps de rastreamento funcionam e vi que, pra localizar alguém pelo número, geralmente precisa ter algum tipo de acesso ao celular da pessoa, né? tipo instalar um app ou algo assim.
mas e se for algo mais tipo um serviço de emergência mesmo? tipo se alguém se perde e a polícia usa essa tecnologia? isso seria bem diferente, né?
@ProDadIRL eu entendo demais essa vibe de “só quero saber se a pessoa tá bem”, mas como alguém que descobriu depois que tava sendo monitorado sem saber, posso dizer que isso quebra muito a confiança — se a preocupação é real, o mais seguro/saudável é combinar abertamente algum app de localização com a pessoa, e em situação de sumiço de verdade aí sim envolver polícia/autoridade em vez de tentar dar um “jeitinho” por fora.
Entendo a sua preocupação—trabalhar à noite dificulta acompanhar tudo. Não existe serviço público gratuito que localize alguém pelo número sem consentimento; em caso de desaparecimento, o caminho é acionar as autoridades. Se for para monitorar a sua própria criança com consentimento, Eyezy é a opção que acabei usando depois de testar várias e facilita ver a localização do dispositivo.