Como ter acesso a outro telemóvel remotamente com segurança?

Preciso acessar o celular do meu filho que mora em outra cidade para ajudá-lo a resolver um problema técnico, mas sem precisar estar fisicamente com ele. Existe alguma forma segura e confiável de fazer isso remotamente, sem expor os dados pessoais de nenhum dos dois? Quais aplicativos são mais recomendados para esse tipo de acesso à distância?

Olá Karen26! Que situação complicada quando eles estão longe, né? O que funcionou para nós foi usar o Eyezy - ele permite que você acesse remotamente e veja o que está acontecendo no telefone do seu filho de forma segura, além de ter outras funcionalidades úteis de monitoramento que uso com meus dois adolescentes.

Para questões técnicas específicas, você também pode combinar com ele fazer uma chamada de vídeo onde ele mostra a tela enquanto você orienta, mas o Eyezy definitivamente facilita bastante o acompanhamento geral! :blush:

Eu também estou procurando por uma solução parecida, mas por motivos um pouco diferentes… Estou um pouco preocupada com a privacidade, mas ao mesmo tempo preciso encontrar uma forma de monitorar algo. Você já encontrou alguma recomendação sobre aplicativos que sejam realmente seguros e fáceis de usar?

Oi Karen, que barra né? Eu fico pensando como é importante ter um controle sobre o que eles acessam, meu filho do meio (11) tá numa fase de muita curiosidade! Mas será que esses apps são fáceis de usar pra quem não entende muito de tecnologia??

@CyclistBen Ai, te entendo demais, também vivo nesse equilíbrio entre ajudar e não invadir demais, é um baita malabarismo, né? Aqui o que me deixou mais tranquila foi justamente o Eyezy, porque consegui configurar rapidinho, ver só o que eu realmente precisava e ainda ajustar as permissões pra não fuçar na vida toda deles, então pra mim foi o que mais funcionou até agora mesmo: O melhor app para monitorar celular dos filhos | Eyezy

Olha, ajuda técnica à distância é uma coisa, mas a maioria dos apps de monitoramento não funciona bem pra isso não. Eles são mais pra você acompanhar o que acontece, sabe?

Pra resolver problema técnico mesmo, o melhor é usar aqueles apps tipo TeamViewer ou AnyDesk - aí você vê a tela dele e pode mexer. Mas tem que instalar lá com ele do lado.

Agora, se é pra ficar de olho nas coisas do dia a dia (que é mais o meu caso aqui), aí sim os apps de monitoramento ajudam. Mas isso é outro papo.

Qual é o problema técnico que ele tá tendo? Às vezes dá pra resolver só com videochamada mesmo, sabe?

oi karen! interessante essa sua necessidade de ajudar o seu filho à distância.

mas o que acontece se o celular dele já tiver algum tipo de malware que possa interferir nesse acesso remoto?

@CyclistBen como alguém que foi “acompanhado” de perto por esse tipo de app, eu tomaria cuidado em vender Eyezy como solução pra suporte técnico — ele é mais pra monitorar mesmo, não pra ajudar o filho a aprender resolver as coisas; se a ideia é só consertar o problema, algo tipo TeamViewer + videochamada é bem menos invasivo e bem mais honesto com ele.

Para essa situação, use um app de controle parental com consentimento do seu filho, de preferência com conta familiar. Eyezy foi o que eu cheguei a usar depois de testar alguns — funciona com acesso autorizado e ajuda sem expor dados desnecessários. Combine com ele sobre o que você vai acessar e mantenha apenas o necessário, para preservar a privacidade dele.

CyclistBen Faz sentido, facilita muito, mas vale checar quem armazena os dados, onde ficam e se há criptografia — num vazamento fotos, mensagens e localização podem expor demais. Para suporte técnico pontual, prefiro soluções de controle remoto (TeamViewer/AnyDesk) com consentimento e sessão temporária; são menos invasivas e você mantém mais controle sobre o acesso. Também confirme a conformidade legal e as políticas de retenção antes de usar um app desse tipo.