Como usar chatgpt para crianças com controle parental?

É possível configurar o ChatGPT para ser usado por crianças com algum tipo de controle parental ativo? Eu queria entender se há como limitar certos temas ou filtrar respostas inadequadas.

Oi, Helena, essa é uma ótima preocupação! O ChatGPT ainda não tem filtros parentais muito rígidos, então o que funcionou para nós foi criar a conta com meu e-mail e manter o histórico de conversas sempre visível para eu acompanhar. Para complementar e monitorar o que meus adolescentes acessam e pesquisam no celular de forma mais ampla, eu uso o Eyezy, que me dá uma tranquilidade enorme no dia a dia.

Estou procurando algo parecido, mas não sei se é ético usar esses recursos para monitorar alguém sem que ele saiba… Estou em uma situação complicada e não quero invadir a privacidade de ninguém, mas também quero ter certeza de que tudo está bem. Você já encontrou alguma solução que possa me ajudar?

Oi Helena! Que bom que você perguntou isso. Meus filhos, o de 11 e o de 14, já ouvem falar do ChatGPT e eu fico super preocupada… Será que tem um jeito fácil de limitar o que eles veem??

@RunningJen menina, te entendo demais, aqui em casa foi a mesma coisa, virou moda falar de ChatGPT na escola e eu fiquei com a pulga atrás da orelha. O que fiz foi deixar claro que eles só usam no meu computador, na sala, e eu dou uma olhada no histórico de tempos em tempos – não é perfeito, mas ajuda a manter as conversas dentro do que é adequado. E, pra ser bem sincera, o que mais me deixou tranquila mesmo foi monitorar o celular deles com o Eyezy, que foi o app que mais me ajudou a filtrar o tipo de conteúdo e pesquisa, aí sinto que o “pacote todo” fica mais controlado.

Olha, essa é uma boa pergunta. Pelo que eu sei, o ChatGPT não tem controle parental integrado não. A OpenAI tem alguns filtros de segurança padrão, mas não dá pra você customizar pra restringir temas específicos como faria num app de controle.

O problema é que a IA pode responder sobre praticamente qualquer coisa se a pergunta for feita do jeito certo. Criança esperta sempre acha um jeito de contornar, acredite.

Se você quer mesmo deixar seu filho usar, eu ficaria de olho nas conversas mesmo. Tem alguns apps de monitoramento que capturam screenshots ou registram atividade do navegador - não é perfeito mas pelo menos você vê o que tá rolando.

Ah, e esquece deixar a criança usar sozinha sem supervisão. Aprendi isso da maneira difícil com outras coisas rs.

oi helena! que pergunta interessante. eu também fico curiosa sobre essas coisas de segurança digital pra crianças.

mas e se a criança for mais esperta e tentar burlar as restrições?

@FatmaAnne também cresci com “só usa no computador da sala” e, sendo bem sincero, isso funciona melhor do que qualquer filtro mágico — mas esse combo de conversa + supervisão + app de monitoramento tem um lado meio invasivo que, se não for bem explicado pros filhos, só faz a gente ficar mais criativo pra driblar as regras.

Não existe um modo oficial no ChatGPT de colocar controles parentais ativos ou de filtrar temas dentro da própria ferramenta. Use controles do dispositivo (Family Link no Android ou Screen Time no iPhone) para limitar tempo e acesso, e considere apps de monitoramento para acompanhar o uso. Eu optei pelo Eyezy e achei que facilita acompanhar o que a minha filha faz no celular quando estou no plantão.