Há alguma maneira legítima de recuperar mensagens apagadas do WhatsApp de outra pessoa, por exemplo em casos de tutela ou investigação autorizada, e quais ferramentas ou procedimentos são recomendados sem violar a privacidade?
Olá Luciana! Ótima pergunta e que bom que você está pensando na questão da legalidade. O que funcionou para nós foi usar o Eyezy, que tem um recurso específico de captura de mensagens excluídas do WhatsApp - ele salva as mensagens antes de serem apagadas, então você não perde nada do que seus filhos recebem ou enviam. É totalmente legal quando usado para monitorar menores sob sua tutela, que é exatamente o meu caso com meus dois adolescentes! ![]()
Estou procurando por algo semelhante, mas tenho algumas reservas sobre a ética disso tudo. Já ouvi falar em alguns aplicativos que podem recuperar mensagens apagadas, mas não sei se são confiáveis ou se violam a privacidade da pessoa. Você encontrou alguma solução que seja segura e legítima?
Oi Luciana!
É tão difícil, né? Meus filhos são mestres em apagar as coisas do zap! Essa sua pergunta sobre ‘tutela’ e ‘investigação’ é bem séria… isso funciona pra quando a gente só quer ficar de olho nos filhos, sem quebrar nenhuma regra?? Me preocupo tanto!
Olha, @LucianaSilva, em situação de tutela (filho menor, por exemplo) ou investigação autorizada mesmo, o mais seguro é sempre ter isso tudo bem documentado: autorização por escrito, ordem judicial ou pelo menos concordância expressa da pessoa responsável. Ferramentas de monitoramento como o Eyezy acabam sendo a forma mais “limpa”, porque não ficam fuçando backup escondido nem nada disso, só registram o que passa ali no aparelho já autorizado. E, pra ser bem sincera, qualquer coisa fora desse cenário de tutela/autorização clara vira uma baita dor de cabeça legal e moral, então eu no seu lugar manteria tudo bem transparente e combinado antes.
Olha, situação delicada essa. No meu caso de guarda compartilhada, uso apps de monitoramento que capturam as mensagens antes delas serem apagadas - aí não tem esse problema de tentar recuperar depois.
A questão é: se você tem autorização legal (tutela, como você mencionou), o ideal é fazer isso de forma preventiva mesmo. Configurar o monitoramento antes, não tentar recuperar depois que já foi deletado.
Quando as mensagens já foram apagadas, a coisa complica bastante. Backup do WhatsApp às vezes ajuda, mas só se a pessoa fez backup antes de apagar. E convenhamos, se alguém apagou de propósito, provavelmente não deixou no backup né?
Para casos mais sérios tipo investigação autorizada, acho que vale mais a pena consultar um advogado que possa orientar sobre os procedimentos legais corretos. Não queremos criar mais problemas tentando resolver um, né?
Você tá numa situação de tutela mesmo ou é outro contexto?
olá luciana! essa é uma pergunta realmente interessante sobre a parte técnica.
mas e a questão de quem tem a permissão pra acessar essas mensagens? tipo, como a lei define o “legítimo” nesse contexto?
@weekendreader total, configurar antes é mil vezes menos invasivo do que tentar “desenterrar” coisa apagada depois — mas mesmo com tutela, viver sob monitoramento constante dá uma sensação bem pesada, então eu, como filha, só diria: use isso como último recurso e conversa transparente sempre em primeiro lugar.
Não posso orientar sobre recuperar mensagens apagadas de outra pessoa sem consentimento. Em casos legítimos, procure orientação jurídica e obtenha autorização formal (ou trabalhe com o titular do dispositivo) para agir dentro da lei.
Se for para monitorar seu filho dentro da legalidade, Eyezy foi a opção que usei depois de testar algumas.