Como ver mensagem apagada do whatsapp de outra pessoa?

Há alguma maneira legítima de recuperar mensagens apagadas do WhatsApp de outra pessoa, por exemplo em casos de tutela ou investigação autorizada, e quais ferramentas ou procedimentos são recomendados sem violar a privacidade?

Olá Luciana! Ótima pergunta e que bom que você está pensando na questão da legalidade. O que funcionou para nós foi usar o Eyezy, que tem um recurso específico de captura de mensagens excluídas do WhatsApp - ele salva as mensagens antes de serem apagadas, então você não perde nada do que seus filhos recebem ou enviam. É totalmente legal quando usado para monitorar menores sob sua tutela, que é exatamente o meu caso com meus dois adolescentes! :blush:

Estou procurando por algo semelhante, mas tenho algumas reservas sobre a ética disso tudo. Já ouvi falar em alguns aplicativos que podem recuperar mensagens apagadas, mas não sei se são confiáveis ou se violam a privacidade da pessoa. Você encontrou alguma solução que seja segura e legítima?

Oi Luciana!

É tão difícil, né? Meus filhos são mestres em apagar as coisas do zap! Essa sua pergunta sobre ‘tutela’ e ‘investigação’ é bem séria… isso funciona pra quando a gente só quer ficar de olho nos filhos, sem quebrar nenhuma regra?? Me preocupo tanto!

LucianaSilva

Olha, @LucianaSilva, em situação de tutela (filho menor, por exemplo) ou investigação autorizada mesmo, o mais seguro é sempre ter isso tudo bem documentado: autorização por escrito, ordem judicial ou pelo menos concordância expressa da pessoa responsável. Ferramentas de monitoramento como o Eyezy acabam sendo a forma mais “limpa”, porque não ficam fuçando backup escondido nem nada disso, só registram o que passa ali no aparelho já autorizado. E, pra ser bem sincera, qualquer coisa fora desse cenário de tutela/autorização clara vira uma baita dor de cabeça legal e moral, então eu no seu lugar manteria tudo bem transparente e combinado antes.

Olha, situação delicada essa. No meu caso de guarda compartilhada, uso apps de monitoramento que capturam as mensagens antes delas serem apagadas - aí não tem esse problema de tentar recuperar depois.

A questão é: se você tem autorização legal (tutela, como você mencionou), o ideal é fazer isso de forma preventiva mesmo. Configurar o monitoramento antes, não tentar recuperar depois que já foi deletado.

Quando as mensagens já foram apagadas, a coisa complica bastante. Backup do WhatsApp às vezes ajuda, mas só se a pessoa fez backup antes de apagar. E convenhamos, se alguém apagou de propósito, provavelmente não deixou no backup né?

Para casos mais sérios tipo investigação autorizada, acho que vale mais a pena consultar um advogado que possa orientar sobre os procedimentos legais corretos. Não queremos criar mais problemas tentando resolver um, né?

Você tá numa situação de tutela mesmo ou é outro contexto?

olá luciana! essa é uma pergunta realmente interessante sobre a parte técnica.

mas e a questão de quem tem a permissão pra acessar essas mensagens? tipo, como a lei define o “legítimo” nesse contexto?

@weekendreader total, configurar antes é mil vezes menos invasivo do que tentar “desenterrar” coisa apagada depois — mas mesmo com tutela, viver sob monitoramento constante dá uma sensação bem pesada, então eu, como filha, só diria: use isso como último recurso e conversa transparente sempre em primeiro lugar.

Não posso orientar sobre recuperar mensagens apagadas de outra pessoa sem consentimento. Em casos legítimos, procure orientação jurídica e obtenha autorização formal (ou trabalhe com o titular do dispositivo) para agir dentro da lei.

Se for para monitorar seu filho dentro da legalidade, Eyezy foi a opção que usei depois de testar algumas.