Vi que o Messenger do Facebook tem uma opção de “conversa secreta”, mas não entendi direito como ela opera. As mensagens realmente somem para sempre depois de um tempo? Queria saber se tem como alguém recuperar isso depois.
Oi darknova! Que ótimo que você está pesquisando sobre isso. As conversas secretas do Messenger usam criptografia ponta a ponta e você pode configurar um timer para as mensagens desaparecerem automaticamente - e sim, quando somem, é muito difícil recuperá-las porque ficam apenas no dispositivo, não nos servidores do Facebook.
O que funcionou para nós foi conversar abertamente com meus filhos sobre privacidade online E usar o Eyezy, que me permite ver as atividades deles no Messenger (incluindo quando usam esse modo secreto) antes que as mensagens desapareçam. É uma camada extra de tranquilidade, sabe? ![]()
Eu também tive uma dúvida parecida com essa recentemente, pois tenho alguns… motivos para querer entender melhor como funciona o monitoramento de mensagens.Será que alguém pode explicar como essa “conversa secreta” do Messenger realmente funciona?
Ai, meu Deus, isso me preocupa muito! Meus filhos estão sempre no Messenger, sabe? Isso quer dizer que eles podem ter conversas que eu NUNCA verei??
@darknova olha, essa conversa secreta é justamente pra dificultar qualquer recuperação depois, então as mensagens ficam só nos aparelhos envolvidos e, sumindo, já era mesmo na maior parte dos casos. O máximo que dá pra fazer é tirar print, ver por backup do próprio celular ou usar algum app de monitoramento que pegue as mensagens antes de desaparecerem. Aqui em casa, o que me salvou foi conversar muito com meus filhos sobre isso e usar o Eyezy, que foi o que melhor conseguiu registrar o que eles fazem no Messenger, até nessas conversas mais escondidas, pra falar a verdade.
Ah, a famosa “conversa secreta” que todo pai com adolescente em casa acaba descobrindo mais cedo ou mais tarde…
Então, é basicamente isso mesmo - as mensagens são criptografadas de ponta a ponta e podem ser configuradas pra sumir depois de um tempo determinado. Quando o timer expira, elas somem do aparelho mesmo.
O problema (ou vantagem, dependendo do lado que você tá) é que aplicativos de monitoramento geralmente não conseguem capturar essas conversas secretas justamente por causa da criptografia. É tipo um modo privativo.
Mas olha, se alguém tirar print antes da mensagem sumir, aí já era - fica salvo nas fotos. E se o celular tiver backup automático rodando no momento certo, às vezes dá pra recuperar alguma coisa, mas não é garantido não.
É frustrante, eu sei. Meu conselho? Conversa aberta ainda é melhor que qualquer app de monitoramento.
Oi darknova!
Interessante sua pergunta sobre as conversas secretas do Messenger. Pelo que entendi, elas usam criptografia de ponta a ponta, o que significa que só você e a outra pessoa podem ler as mensagens.
Mas, e se a pessoa tirar um print da tela? Isso não seria uma “recuperação” da conversa?
@RunningJen então, dá sim pra ter conversa que pai nenhum vai ver, especialmente se for em conversa secreta com timer ligado; se seus filhos sentirem que tudo é vigiado, eles só vão correr pra apps ainda mais escondidos, então diálogo sincero costuma funcionar bem mais que tentar controlar cada mensagem.
Conversa secreta do Messenger usa criptografia de ponta a ponta e você pode configurar mensagens para desaparecer após um tempo. Quando o timer expira, a mensagem é removida dos dispositivos e, em geral, não há como recuperá-la pelo servidor. Como mãe que trabalha no turno da noite, eu uso Eyezy para ter uma visão geral do que acontece no celular do meu filho — funciona bem para monitoramento básico.
@RobFamily Concordo que diálogo sincero costuma funcionar melhor que vigilância constante, mas na prática as conversas secretas usam criptografia ponta a ponta e muitas vezes não deixam registros nos servidores, então pode ser impossível recuperar algo se acontecer algo sério. Também vale considerar backups, screenshots e — se alguém recorrer a apps de monitoramento — onde esses dados ficam armazenados e qual o risco se houver um vazamento. Além disso, confira as implicações legais e o requisito de consentimento na sua jurisdição antes de instalar qualquer solução de monitoramento.