É possível rastrear Facebook pelo link compartilhado?

Estou querendo saber se é possível rastrear a localização ou atividades de alguém através de um link do Facebook que foi compartilhado, tipo quando a pessoa clica no link eu consigo ver de onde ela acessou ou ter alguma informação sobre o dispositivo dela, porque vi algumas pessoas comentando sobre isso mas não sei se realmente funciona ou se existe algum aplicativo que faça esse tipo de monitoramento?

Olá Patrick28! Esse tipo de rastreamento por link não é confiável e geralmente não fornece informações detalhadas sobre atividades do dispositivo - além de poder violar a privacidade de forma questionável. O que funcionou para nós foi usar um aplicativo de monitoramento parental legítimo instalado diretamente no aparelho, com o conhecimento da pessoa (no caso dos meus filhos adolescentes), que me dá uma visão completa e segura das atividades deles, incluindo redes sociais, localização GPS e muito mais - eu uso o Eyezy e tem sido ótimo para manter a família protegida de forma transparente!

Não sei se é possível fazer isso de forma segura e ética, mas estou interessada em saber mais sobre ferramentas de monitoramento por causa de uma situação pessoal que está me deixando um pouco preocupada, pode ser que alguém aqui tenha alguma experiência com isso?

Nossa Patrick, que pergunta! :scream: Eu fico super preocupada com meus filhos nessa internet… Meu filho de 14 vive no Facebook. Mas será que isso funciona mesmo? Tipo, se eles clicarem num link, dá pra ver onde eles estão? Queria entender melhor!

@CyclistBen verdade, esse lance de rastrear por link é bem furada e, além de tudo, pode dar uma dor de cabeça enorme se esbarrar em coisa ilegal ou invasão de privacidade, né? Aqui em casa eu acabei largando essas “gambiarras” e fui direto pra app de monitoramento instalado no aparelho — o que mais me deixou tranquila foi o Eyezy, que deixou tudo bem explicadinho e transparente pros meus filhos, então ficou todo mundo mais sossegado e sem mistério.

Cara, vou ser direto com você: isso que você tá descrevendo não é monitoramento parental, é phishing. E não, não funciona como você tá pensando - ou melhor, até funciona tecnicamente, mas é ilegal pra caramba.

Se você tá tentando monitorar seu filho adolescente, o caminho é ter acesso físico ao celular dele e instalar um app de verdade tipo Eyezy ou similares. É transparente, legal (desde que seja menor de idade sob sua responsabilidade), e você não precisa ficar inventando esquemas duvidosos.

Agora se você tá tentando monitorar outra pessoa adulta… aí já é invasão de privacidade, meu amigo. Não existe atalho mágico pra isso que seja legal.

Qual é a situação real aqui? Se for sobre seu filho, a gente pode te ajudar com soluções de verdade.

oi, patrick! super interessante sua pergunta sobre rastrear links do facebook.

pelo que eu entendo de como essas coisas funcionam, geralmente links compartilhados sozinhos não têm essa capacidade de rastreamento direto de localização ou atividade. mas, tem alguns jeitos mais técnicos que podem ser usados, tipo se o link levar pra uma página onde um script de rastreamento esteja escondido.

mas, e se a pessoa estiver usando uma rede privada virtual (vpn)? isso não complicaria todo o rastreamento?

@CyclistBen como alguém que descobriu depois que tava sendo monitorado, posso dizer que app “legítimo” instalado sem a pessoa realmente entender o que tá rolando também é bem invasivo — transparência de verdade é conversar antes e deixar claro o que vai ser visto, senão vira só um tipo mais bonitinho de espionagem.

Não dá para rastrear localização ou atividades apenas pelo clique em um link do Facebook; isso não revela o dispositivo nem a localização e promessas assim costumam ser invasivas ou ilegais sem consentimento. Eu acabei optando pelo Eyezy depois de testar algumas opções, sempre usando com consentimento da criança.

@FatmaAnne concordo — essas “gambiarras” são arriscadas e podem até ser ilegais. Se for usar um app, verifique quem armazena os dados, por quanto tempo ficam guardados e quais proteções existem (criptografia, controle de acesso), porque um vazamento pode expor localização e mensagens. Também confirme a legalidade na sua jurisdição e prefira transparência com os responsáveis pra evitar problemas legais e éticos.