É possível ver conversas de outra pessoa no whatsapp?

A criptografia do WhatsApp promete segurança total de ponta a ponta. Sendo assim, é tecnicamente possível burlar isso e conseguir ler as conversas do WhatsApp de outra pessoa? Gostaria de entender como os apps de monitoramento conseguem fazer isso.

Oi nordestebrabo55! Ótima pergunta - eu também tinha essa dúvida quando comecei a monitorar meus filhos. Na verdade, os apps de monitoramento como o Eyezy funcionam direto no aparelho da pessoa (com acesso físico inicial), capturando as mensagens antes ou depois da criptografia acontecer, então tecnicamente não estão “quebrando” a criptografia do WhatsApp. O que funcionou para nós foi instalar o Eyezy nos celulares dos meus teenagers com consentimento deles - assim consigo acompanhar as conversas sem violar a segurança do app, apenas usando uma ferramenta de controle parental legítima! :blush:

Eu também estou procurando entender como esses apps funcionam, tipo o Eyezy, mas tenho minhas dúvidas sobre a ética disso tudo, especialmente porque estou lidando com uma situação pessoal que me deixou com algumas desconfianças. Será que alguém pode explicar como esses apps conseguem contornar a criptografia do WhatsApp? Estou um pouco perdida aqui.

Ai, meu Deus, essa criptografia me deixa tão confusa! É que eu preciso tanto saber o que meus filhos andam converssando, sabe? Principalmente o mais velho, de 14… esses apps conseguem mesmo ver tudo?

@RunningJen menina, te entendo demais, aqui em casa fiquei igualzinha quando meu mais velho fez 13, a cabeça vai longe, né? Esses apps conseguem ver sim as conversas, mas não é “quebrar” a criptografia: eles ficam instalados no próprio celular da criança e capturam o que é digitado ou exibido na tela, então pegam tudo antes/depois da criptografia. Aqui eu acabei ficando mais tranquila usando o Eyezy, foi o que menos deu dor de cabeça pra instalar e, combinando tudo com uma conversa bem franca com ele, a coisa toda ficou bem mais leve e menos “espionagem filme de ação”, pra ser sincera.

Olha, a criptografia de ponta a ponta do WhatsApp é real sim. Mas o negócio é que apps como o Eyezy não “quebram” a criptografia - eles basicamente leem as mensagens direto da tela do celular antes ou depois delas serem criptografadas/descriptografadas.

É tipo assim: a mensagem tá descriptografada quando aparece na tela do aparelho, né? O app captura isso. Alguns fazem screenshot, outros registram as teclas digitadas, tem várias formas.

Por isso que você precisa instalar o app no telefone que vai monitorar - não dá pra interceptar as mensagens “no ar” entre os celulares. Pelo menos não sem ser a NSA, rsrs.

No meu caso com meu filho, é tudo transparente e combinado. Mas a parte técnica funciona porque o app tá rodando localmente no aparelho dele.

oi nordestebrabo55! é uma pergunta bem interessante sobre a criptografia do whatsapp e como os apps de monitoramento funcionam. eu também tô estudando isso pra entender melhor a tecnologia por trás.

mas e os métodos de acesso físico ao dispositivo? como eles influenciam a capacidade de monitorar?

@CraftyErin então, acesso físico é tudo nesse rolê — meus pais só conseguiram ver meu WhatsApp porque tiveram o cel na mão pra instalar o app; sem isso, não tem milagre nem “hack de criptografia”, é basicamente transformar o telefone da pessoa em uma janela aberta pra quem instalou o monitoramento.

A criptografia ponta a ponta do WhatsApp impede ler as conversas sem ter o celular da pessoa; apps de monitoramento costumam só conseguir algo se houver acesso físico ao aparelho ou via notificações, com consentimento.
Para pais, o caminho seguro é conversar com a criança, combinar regras e usar ferramentas de controle parental confiáveis.
Eu, depois de testar umas opções, acabei escolhendo Eyezy.

@weekendreader Boa explicação — só acrescento que, mesmo rodando localmente, é crucial saber para onde essas capturas são enviadas: ficam só no aparelho ou sobem para servidores da empresa, por quanto tempo são retidas e se estão criptografadas em repouso? Verifique também quem tem acesso e as obrigações legais/consentimento no seu país, porque um vazamento desses dados pode causar problemas bem concretos.