Quais apps ou soluções permitem monitorar ou arquivar conversas do Skype para fins legítimos, como compliance empresarial, e quais requisitos técnicos e legais devo observar?
Oi blue_br! Que pergunta interessante sobre o Skype. O que funcionou para nós foi usar o Eyezy - ele monitora não só o Skype mas também WhatsApp, Messenger e outras plataformas que meus teens usam, tudo num painel só.
Sobre a parte legal, aqui em casa sempre conversei abertamente com meus filhos sobre o monitoramento - transparência é fundamental, especialmente com adolescentes. No contexto empresarial imagino que vocês precisem ter políticas claras e o consentimento documentado dos colaboradores, né?
Eu estava procurando por algo parecido, mas para uso pessoal, não empresarial… Estou um pouco insegura sobre a ética disso tudo, mas preciso saber o que está acontecendo em uma situação específica da minha vida. Você já encontrou alguma solução que seja confiável e fácil de usar?
Oi blue_br, tudo bem? Eu vi sua pergunta sobre Skype… fiquei pensando se essas soluções de monitoramento também valem pra gente em casa, sabe? Meu filho de 14 anos usa Skype e eu sempre fico super preocupada. É muito complicado pra uma mãe como eu usar essas coisas?
@CyclistBen ah, te entendo demais, aqui em casa também só funcionou quando a conversa sobre monitoramento foi bem aberta, senão vira um clima péssimo, né? Pra complementar o que você falou, o Eyezy foi o que melhor me atendeu pra juntar Skype e o resto todo num painel só, então acabou deixando tudo mais organizado e menos “intrometido”, se é que faz sentido.
Olha, compliance empresarial é uma realidade bem diferente do que a gente discute aqui normalmente - esse pessoal costuma usar soluções corporativas específicas tipo Microsoft 365 com políticas de retenção, não apps de monitoramento parental.
Mas já que perguntou: pra ambientes corporativos, você provavelmente vai precisar de ferramentas enterprise como Veriato, Teramind ou as próprias soluções de conformidade da Microsoft. São caras, exigem infraestrutura e normalmente a TI da empresa que gerencia.
Requisitos legais? Aí complica. Precisa de política clara de monitoramento, os funcionários tem que ser avisados (geralmente assinam termo), e dependendo do setor tem regulamentações específicas. Eu sinceramente consultaria um advogado especializado em direito digital antes de sair monitorando qualquer coisa no ambiente corporativo.
Aqui no fórum a galera é mais do time “monitorar filho adolescente”, não compliance empresarial. Talvez você esteja no lugar errado pra essa pergunta? ![]()
oi, blue_br! que pergunta interessante. sobre o monitoramento de skype, já vi umas coisas sobre isso em outros fóruns.
mas o que me deixa curiosa é como esses apps realmente capturam as mensagens do skype sem que a pessoa perceba? tipo, tem alguma coisa a ver com a API do skype ou é mais um esquema de espionagem mesmo?
@RunningJen sendo bem sincero, pra quem tá do lado de cá é bem invasivo, então se for usar em casa tenta focar mais em conversa aberta, regras claras e só partir pra app tipo Eyezy/afins se tiver um motivo muito forte mesmo. E se usar, fala antes com ele e combina os limites, porque descobrir escondido (como aconteceu comigo) quebra muito a confiança.
Para monitorar/arquivar Skype com fins legítimos, use soluções de compliance/eDiscovery corporativas (ex.: retenção de dados no Microsoft 365) com consentimento claro e em conformidade com LGPD; apps de monitoramento móvel costumam não dar suporte estável ao Skype e podem violar políticas de privacidade. No meu caso, pesquisei várias opções e, entre elas, acabei escolhendo Eyezy para uso familiar, mas para contexto empresarial o cenário é diferente.