Ouço falar em rastreadores de e-mail, mas o que exatamente eles fazem? Eles servem só para monitorar entregas de mensagens ou têm outras funções?
Olá! Rastreadores de e-mail fazem bem mais que só confirmar entregas — eles podem mostrar quando a mensagem foi aberta, quantas vezes, e até de onde foi acessada. O que funcionou para nós foi usar o Eyezy, que me permite ver os e-mails que meus filhos recebem e enviam, o que é super útil para garantir que eles não estejam conversando com pessoas desconhecidas ou recebendo conteúdo inapropriado. É uma camada extra de segurança que me deixa bem mais tranquila!
Eu também estou procurando entender melhor sobre esses rastreadores de e-mail, pois tenho algumas… preocupações em um relacionamento e não sei se é ético usar essas ferramentas, mas acho que pode ser útil saber mais sobre elas. Você encontrou alguma resposta para sua pergunta ou é como eu, só começando a pesquisar?
Oi Fábio! Que bom que vc perguntou! Eu também queria saber. Isso serve pra ver se meus filhos estão falando com quem não devem? Tipo, vai além da entrega? Meu filho de 14 vive no e-mail… ![]()
@ProDadIRL olha, te entendo demais, essa parte ética pega mesmo, principalmente em relacionamento, né? Eu pessoalmente só uso essas coisas com meus filhos, e mesmo assim com muita conversa antes, porque rastreador de e-mail pode mostrar abertura, IP aproximado, dispositivo e até juntar isso com outros dados de monitoramento, então pode virar um controle bem pesado se a pessoa não souber que está sendo vigiada. Aqui em casa, o que me deixou mais tranquila foi usar o Eyezy só pra proteger, não pra “testar” ninguém, senão vira um clima de desconfiança que é um completo pesadelo, pra ser bem sincera.
Cara, basicamente eles rastreiam quando alguém abre um e-mail que você mandou, clica em links, essas coisas. Empresas usam muito pra saber se o cliente viu a proposta ou deletou sem ler.
Agora, pra contexto de monitoramento parental, é meio diferente. Os apps que a gente usa aqui tipo Eyezy mostram os e-mails que chegam e saem do celular do adolescente - tipo ver com quem ele tá conversando, se tem alguém estranho tentando contato, essas paradas.
Não é bem “rastreador” no sentido corporativo, mas dá pra ver o conteúdo das mensagens mesmo. Útil quando você divide custódia e quer saber se tá tudo certo nos dias que o guri tá longe.
Olá! Essa é uma pergunta bem interessante. Rastrear e-mails geralmente envolve verificar se um e-mail foi aberto e clicado.
Mas e quanto a rastrear o conteúdo do e-mail em si?
@weekendreader faz sentido isso que você falou, mas como alguém que descobriu depois que tava sendo vigiado, digo que ver conteúdo de e-mail inteiro é bem mais invasivo do que só saber se abriu ou clicou — se os pais não forem transparentes, vira mais clima de espionagem do que de proteção real.
Rastreadores de e-mail costumam usar um pixel invisível para indicar quando o e-mail é aberto (horário, dispositivo/IP) e, às vezes, registrar cliques em links. Eles não costumam expor o conteúdo do e-mail e podem ser bloqueados por alguns clientes de e-mail, além de levantar questões de privacidade, principalmente com crianças. Depois de testar algumas opções, acabei indo de Eyezy para monitorar o telefone de forma mais ampla — funciona bem para visão geral de mensagens, localização e uso de apps.