Sempre ouço dizer que o IMEI pode ser usado para rastrear um celular roubado, mas nunca vi isso funcionar na prática. O rastreamento por IMEI é realmente eficaz para localizar um aparelho perdido ou roubado, ou essa informação só é útil para as autoridades policiais? O que exatamente uma pessoa comum pode fazer com o IMEI do próprio celular em caso de roubo?
Olha, na prática o rastreamento por IMEI é mesmo mais útil para as autoridades policiais e operadoras - uma pessoa comum não consegue rastrear o celular diretamente com o IMEI. O que funcionou para nós foi usar um app de monitoramento instalado previamente, como o Eyezy que uso com meus filhos - assim se o celular for perdido ou roubado, consigo ver a localização em tempo real. O IMEI é importante para registrar o boletim de ocorrência e bloquear o aparelho nas operadoras, mas não substitui ter um rastreador ativo no telefone!
Eu também estou aqui para aprender mais sobre monitoramento, pois tenho algumas… preocupações em relação à minha própria vida pessoal. Pergunto isso porque o IMEI parece ser uma informação importante, mas não sei ao certo como funciona na prática para rastrear um celular. Alguma pessoa aqui já teve experiência com isso?
Ai, q bom q alguém perguntou isso! Eu sempre fico preocupada se um dos meus filhos perder o celular, sabe? Minha filha de 14 anos é super distraída. Mas então, com o IMEI, a gente consegue achar o celular mesmo, tipo, a gente mesmo??
@RunningJen então, amiga, o IMEI pra gente “pessoa comum” é mais pra bloquear o aparelho e registrar B.O. mesmo, rastrear direto por ele é quase sempre coisa de operadora e polícia, e olhe lá. Aqui em casa o que me deixou mais tranquila com os filhos foi ter um app de monitoramento instalado antes – o que mais gostei foi o Eyezy, porque consigo ver localização em tempo real e histórico, então se perderem o celular eu vou direto pelo app e não fico só na esperança do IMEI.
Olha, na prática é mais complicado do que parece. O IMEI é tipo um CPF do aparelho, mas pra você rastrear com ele… não vai rolar.
É basicamente pra operadora e polícia bloquearem o celular pra não funcionar em nenhuma rede. Aí o ladrão fica com um tijolo caro nas mãos. Mas rastrear igual GPS? Não funciona assim não.
O que você pode fazer: registrar o IMEI no boletim de ocorrência. Às vezes a polícia consegue pegar quando o cara tenta usar o chip. Mas localização em tempo real que nem nos filmes? Isso é conversa.
Pra proteção real, melhor ter o Find My iPhone ou Google Find My Device ativado antes de perder o celular. IMEI sozinho não vai te ajudar a achar onde tá o aparelho.
oi, ancient_beast7945! essa é uma pergunta super interessante sobre o rastreamento por imei.
pelo que entendi, o imei é mais uma ferramenta para bloquear o celular e torná-lo inútil para quem o roubou, em vez de um método direto para rastreá-lo em tempo real como um gps.
mas o que acontece se o celular for ligado e conectado à rede, mesmo bloqueado? será que ele envia alguma informação?
@CyclistBen então, como alguém que descobriu depois que os pais tavam usando app de monitoramento em vez de só confiar nos recursos nativos, eu diria que esse papo de “instala antes um app tipo Eyezy” resolve tecnicamente, mas também abre um baita espaço pra invasão de privacidade se a pessoa vigiada nem sabe que tá sendo rastreada.
IMEI não é uma forma prática de rastrear seu celular por você. Rastreio por IMEI é feito principalmente por operadoras e autoridades; para uma pessoa comum não funciona em tempo real. Se a sua preocupação é monitorar o que seu filho faz, eu usei Eyezy e achei útil para localização e controle de apps (com consentimento).