
Se você costuma brincar dizendo que o nome da sua babá é iPhone ou iPad, você definitivamente precisa ler o que temos a dizer sobre controles parentais para a Internet. Não é segredo que as crianças passam muito tempo online.
E embora os estudos indiquem que você deve limitar o acesso não educacional das crianças à Internet a apenas algumas horas por dia (e ainda menos para crianças menores de 5 anos), isso é mais fácil dizer do que fazer.
É por isso que tantos pais não conseguem parar de se perguntar: “Como posso restringir o acesso do meu filho à Internet?”. E é por isso que estamos aqui.
A verdade é que deixar seus filhos usarem a Internet livremente e sem supervisão é perigoso. Com tantos riscos online, como sexting, cyberbullying, pornografia e conteúdo violento, é fundamental estabelecer limites para uma navegação mais segura.
Índice
Solução #1: Obtenha um aplicativo de controle parental como o Eyezy
Quando se trata de controles parentais para a Internet, nada supera Eyezy. Embora essa solução não ofereça um recurso separado de limite de tempo de tela, ela possui um bloqueador de aplicativos e sites que pode ser útil. Veja o que você pode fazer com o Eyezy assim que o adquirir.
Veja os sites que eles visitaram
Acesse a seção Lupa da Web do Painel de Controle Eyezy e você verá imediatamente todos os sites que eles visitaram. Você terá o título do site, a URL exata, a data e a hora da última visita e o número de visitas realizadas. Você também pode ver os sites e páginas que eles marcaram como favoritos no navegador.
Bloqueie sites em um piscar de olhos
No Bloqueador de conexão, você poderá bloquear qualquer site que desejar. Portanto, se perceber que eles acessaram um site que você não aprova, basta informar ao Eyezy que não deseja que eles acessem esse site no futuro.
Bloquear aplicativos
O controle parental não se resume apenas a saber como limitar o acesso à Internet. Também envolve saber como limitar o uso de determinados aplicativos. A ferramenta Bloqueador de conexão permite bloquear aplicativos. Você verá uma lista de aplicativos, acompanhada do ícone do aplicativo para facilitar as coisas. Basta clicar no botão bloquear e pronto.
Bloquear Wi-Fi
Se você não quiser que eles se conectem a uma rede Wi-Fi específica, pode impedir isso com o Bloqueador de conexão. Basta clicar no nome da rede à qual você não quer que eles se conectem, e o Eyezy faz o resto.
Solução #2: Ativar o Controle dos Pais no Android e iPhone

Ambos Android e iOS oferecem opções integradas para controlar o acesso à Internet.
Passos para iPhone:
- Vá para Configurações > Tempo de tela.
- Selecionar Restrições de conteúdo e privacidade.
- Toque Conteúdo da Web para bloquear sites adultos ou URLs específicos.
Passos para Android:
- Aberto Google Family Link e selecione o dispositivo do seu filho.
- Toque Gerenciar configurações > Google Chrome.
- Ativar Pesquisa segura ou limitar o acesso à navegação.
Esses controles restringir o uso da Internet nos navegadores, mas pode não bloquear todos os aplicativos.
Solução #3: Configure seu roteador de Internet
Se você é como a maioria das famílias, provavelmente tem um roteador Wi-Fi. Isso permite que você e sua família se conectem à Internet sem fio a partir do seu telefone. Em alguns casos, o roteador Wi-Fi está integrado ao modem que você recebeu do seu provedor de Internet. Em outros casos, você pode ter um roteador sem fio de terceiros conectado ao seu modem.
Embora não possamos fornecer instruções para ativar o controle parental para a Internet no seu roteador Wi-Fi, uma vez que cada modelo é diferente, vale a pena procurar o manual do seu roteador. Nele, você poderá encontrar soluções para limitar o acesso à Internet ou detalhes sobre como definir um limite de tempo para a Internet.
No entanto, é importante observar que esses roteadores geralmente não permitem bloquear sites ou mesmo ver quais sites foram visitados. É claro que cada roteador é diferente, então tudo é possível.
Solução #4: Altere sua senha Wi-Fi regularmente

Como posso restringir o acesso à Internet do meu filho? Se essa é a sua pergunta, mas você prefere evitar dores de cabeça com tecnologia, existe uma alternativa rápida e fácil.
Qual é a solução? Simplesmente não forneça a senha do Wi-Fi! E se eles precisarem acessar a Internet para fazer os deveres de casa, basta alterar a senha quando terminarem.
Este método de controle parental do acesso à Internet funciona para impedir que eles acessem o Wi-Fi em casa. Mas se eles tiverem um plano de dados no celular, podem facilmente se conectar à Internet usando o plano do celular.
Além disso, se eles estiverem na casa de um amigo ou em qualquer outro lugar com conexão à Internet, você não poderá impedi-los de usar a Internet. Portanto, em vez de tentar descobrir como desligar o acesso à Internet à noite, invista em um aplicativo para limitar o uso da Internet. Faz mais sentido.
Leve o controle parental ainda mais longe com o Eyezy

O Eyezy é uma excelente ferramenta para quem deseja saber como controlar o acesso à Internet em casa. Mas ele faz muito mais do que apenas permitir que você limite o que eles veem e fazem. Na verdade, ele permite que você veja o que eles estão fazendo.
Com o Eyezy, você pode ver as mensagens de texto, e-mails e conversas nas redes sociais em aplicativos como WhatsApp, Messenger, Instagram, Snapchat, e muito mais, graças a uma ferramenta chamada Social Spotlight. Seja o que for que eles estejam dizendo, você ficará sabendo.
Você também tem acesso ao Keystroke Capture, que contém um keylogger que captura cada palavra digitada e um Screenrecorder que tira instantâneos do telefone enquanto ele é usado.
Impressionado? Há muito mais. O Files Finder mostra as fotos, vídeos e aplicativos instalados no celular deles. O Plans Breaker permite que você dê uma olhada na agenda social deles. O Pinpoint permite que você encontre suas localizações atuais e passadas em um mapa. O Phone Analyzer permite que você veja para quem eles ligaram e quem ligou para eles.
O Magic Alerts avisa você se eles chegarem a um local que você não aprova ou se usarem uma determinada palavra-chave no chat. E o Invisible Shield permite que você faça tudo isso discretamente — eles nunca saberão que você está usando o Eyezy para monitorar suas atividades.
Não se esqueça dos gatilhos offline
Se seu filho fica grudado na tela, o problema pode não ser apenas a internet. Às vezes, as crianças recorrem a distrações digitais quando estão entediadas, ansiosas ou se sentindo solitárias. É sempre uma boa ideia sentar e conversar abertamente com seus filhos e garantir que você criou um ambiente seguro em casa, onde eles podem procurá-lo e se sentir ouvidos.
Outra estratégia é combinar ferramentas de limitação do tempo de tela com hábitos da vida real. Estabeleça um horário familiar para o uso de tecnologia (como nada de telefones após as 20h), incentive refeições sem dispositivos ou crie uma zona livre de tecnologia em casa.
Uma última palavra sobre a limitação do acesso à Internet
Sabemos o que você está pensando. Como posso bloquear a Internet no celular do meu filho com um aplicativo poderoso como o Eyezy? Isso é legal? Com certeza.
Eyezy foi concebido para que os pais possam manter os seus filhos em segurança. Se é pai/mãe e utiliza o Eyezy para monitorizar o seu próprio filho (menor de 18 anos e a viver sob a sua tutela), está autorizado a fazê-lo ao abrigo da lei em muitas jurisdições.
No entanto, antes de investir em um aplicativo para limitar o acesso à Internet, verifique as leis do local onde você mora e certifique-se de monitorá-las com segurança e responsabilidade.



