
Instagram... Conhecido e usado por quase todos. Existem riscos conhecidos do Instagram? Claro. Mas é divertido, adorado pelas crianças e é a forma preferida de muitas delas partilharem memórias com os amigos e cultivarem relações com eles.
De acordo com o Statista, 72% de todos os usuários do Instagram são adolescentes e jovens adultos. E com razão, já que os principais recursos do aplicativo permitem que as crianças compartilhem fotos e vídeos e publiquem vídeos curtos que desaparecem — as histórias.
O que o destaca é sua funcionalidade para edição de fotos. As crianças adoram usar todos esses filtros para retocar suas fotos.
Além disso, assim como o Twitter, é um lugar para descobrir o que está na moda e o que há de novo no momento. E também pode servir como uma forma de estimular a expressão criativa das crianças.
Seus filhos podem aprender e tirar proveito do uso da plataforma. Mas isso só é possível se eles usarem o Instagram de maneira adequada.
Lembre-se, existem muitos perigos no Instagram que você deve conhecer. E eles estão constantemente à espreita enquanto seus filhos inocentes exploram a plataforma.
Agora, os pais devem se perguntar: “É seguro para meu filho usar e quais são os perigos do Instagram, se é que existem?”
Vamos começar, então continue lendo!
Índice
Os infortúnios do Instagram e as recentes revelações
Após a reportagem do Wall Street Journal do ano passado sobre os malefícios do Instagram e as revelações subsequentes do denunciante do Facebook, muitos pais ficaram com razão indignados.
Isso mostrou que os principais recursos do aplicativo são extremamente prejudiciais para seus usuários mais jovens, ainda mais para as adolescentes. Problemas de imagem corporal e pensamentos suicidas após o uso do aplicativo, aumento da ansiedade e depressão. Não poderia ficar mais evidente que os perigos do Instagram para os adolescentes podem ser mortais.
Os pais devem estar cientes de que a página Explorar do Instagram pode levar seus filhos a verem conteúdos que podem ser bastante prejudiciais. A cultura de incentivar os usuários a postar apenas as melhores fotos e momentos e o caráter viciante do Instagram não ajudam em nada.
Sugados por um buraco em busca de validação, os adolescentes, na melhor das hipóteses, acabam se sentindo muito desmoralizados.
E isso é apenas a ponta do iceberg. O que mais os pais devem saber sobre os perigos do Instagram? Que tipo de conteúdo violento as crianças podem encontrar no aplicativo e quais ferramentas existem para protegê-las disso?
Ok, então como você pode proteger seus filhos e quais dicas de segurança no Instagram podemos oferecer?
Dica #1: Use um aplicativo de controle parental, como o Eyezy
Se tivéssemos que elaborar uma lista de dicas de segurança para o Instagram, colocaríamos a compra de um aplicativo confiável de monitoramento de celulares no topo. Você está procurando a melhor maneira de lidar com os perigos do Instagram sem ser muito experiente em tecnologia ou incomodar seu filho?
Talvez você deva considerar o uso de um aplicativo de controle parental de alta qualidade., Eyezy. Com ele, você poderá acessar o Instagram do seu filho sem que ele saiba ou sem conhecer suas credenciais e ver um relatório detalhado sobre suas atividades online.
Desde que você escolha o aplicativo de monitoramento adequado, o Eyezy Rastreador do Instagram cuidará de tudo. Após a instalação, acesse o Painel de Controle, vá para o Destaque social seção e toque em Mensagens do Instagram para saber sobre o que eles têm conversado. Os predadores não terão chance de destruir as defesas do Eyezy.
Recursos poderosos de outros aplicativos, como Lupa da Web, permitirá que você visualize as páginas da web que eles visitaram, caso utilizem a versão móvel do Instagram. Ou rastreie suas localizações GPS em tempo real e defina geofencing, graças ao Localizar com precisão, para deixar de depender de hashtags enganosas.
Com o Eyezy, seu filho terá proteção completa, muito além de minimizar os riscos do Instagram. E essas são apenas algumas das funcionalidades explicadas resumidamente. Imagine a poderosa tecnologia por trás disso para garantir a segurança do seu filho online!
Dica #2: Confie exclusivamente nos controles parentais integrados do Instagram
O Instagram carece muito de controle parental, embora tenham adicionado vários recursos há apenas um mês. Mesmo com esses recursos, não é possível ter certeza de que eles estão bem protegidos contra os perigos do Instagram para adolescentes. Antes de abordarmos esses recursos, considere cobrir o básico.
Comece aprendendo como alterar as configurações de privacidade no Instagram, seguindo as etapas abaixo:
- Configurando a conta do seu filho para modo privado.
- Bloqueio contas suspeitas imediatamente.
- Relatórios conteúdo abusivo
- Desativando comentários
- Verificando o Tempo gasto & configuração Prazos
- Utilizando Notificações de relatórios
- Incentive seu filho a usar novos recursos, como Faça uma pausa
Mas será suficiente?

Dica #3: Compartilhe o controle da conta do seu filho com ele
Provavelmente o pior da lista de dicas de segurança do Instagram, ainda assim vale a pena considerar. Conhecendo as credenciais do seu filho, você ficará ciente de todas as suas atividades na plataforma, exceto, provavelmente, pelas mensagens excluídas ou as fotos que já não estão lá.
Mas será que esse é realmente o caminho certo a seguir? Você pode se arrepender de perder a confiança do seu filho, e é muito cansativo protegê-lo dos perigos do Instagram fazendo login constantemente na conta dele. Em vez disso, delegue tudo para a ferramenta que faz tudo isso sem que você precise se esforçar.
Dica #4: Ensine seu filho sobre golpes e predadores online
Um dos perigos mais negligenciados do Instagram para as crianças é o aumento dos golpes online e do comportamento predatório. Muitos golpistas se passam por influenciadores, marcas ou até mesmo outras crianças para ganhar confiança e obter informações pessoais. Ensinar seu filho a reconhecer sinais de alerta pode ajudá-lo a evitar situações perigosas.
Golpes comuns no Instagram e como evitá-los:
- Brindes e prêmios falsos: Se uma conta alegar que seu filho ganhou um prêmio, mas solicitar informações pessoais ou pagamento, trata-se de uma fraude.
- “Mensagens ”Clique neste link”: Esses links geralmente contêm links de phishing que roubam credenciais de login. Instrua seu filho a nunca clicar em links desconhecidos.
- Estranhos agindo como amigos: Os predadores muitas vezes fingem ser alguém da mesma idade para ganhar confiança. Ensine seu filho a nunca compartilhe informações pessoais como a escola, o endereço residencial ou o número de telefone com amigos online.
Uma ótima maneira de reforçar a segurança é manter um diálogo aberto. Incentive seu filho a relatar qualquer coisa suspeita e usar Recursos “Restringir” ou “Denunciar” do Instagram quando necessário. Além disso, revise periodicamente a lista de seguidores e bloqueie quaisquer contas que pareçam suspeitas.
Ao educar seu filho sobre os riscos e manter uma comunicação aberta, você o equipa com o conhecimento necessário para navegar no Instagram com segurança.
Lista de perigos do Instagram: conteúdo desagradável e todos os riscos associados
Infelizmente, como já estabelecemos, o Instagram não é só alegria e felicidade. Os pais devem estar cientes de uma série de perigos que o aplicativo apresenta — desde seu impacto na saúde mental dos jovens até as muitas questões de segurança que ele tem apresentado persistentemente ao longo dos anos, além de conteúdos que nenhum pai aprovaria.
O Instagram é seguro para crianças? Vamos ver. O Instagram é uma fonte inesgotável de conteúdo. Claro, tudo depende de quem elas seguem, mas nenhuma criança é tão desinteressada a ponto de não se aventurar no recurso Explorar.

Então, que tipos de conteúdo prejudicial específico seu filho pode encontrar lá:
- Conteúdo sexual ou explícito. Digitar a palavra-chave certa com uma hashtag específica fará com que seu filho veja uma infinidade de coisas inadequadas. É muito fácil.
- Uso de drogas. O mesmo aqui. Basta digitar a palavra-chave começando com a tag # e aparecerão inúmeros resultados. Seguir alguns amigos inadequados pode ser suficiente para que seu filho se depare com mídias relacionadas a drogas. Acrescente a pressão dos colegas e seu filho pode erroneamente assumir que é apropriado fazer uso indevido de drogas.
- Violência. Conteúdos violentos podem facilmente aparecer no feed de notícias do seu filho. A exposição constante à violência pode tornar uma criança muito mais violenta.
Outros perigos de usar o aplicativo? Bem, há alguns que você precisa conhecer:
- Vício em redes sociais. Embora inofensivo no início, seu filho pode rapidamente começar a se sentir ansioso, deprimido e incapaz de realizar uma única tarefa sem acesso ao Instagram.
- Ciberbullying. Isso pode fazer com que as crianças sintam medo, depressão, ansiedade e baixa autoestima. Além disso, elas podem ter dificuldades acadêmicas e sintomas físicos.
- Medo de ficar de fora (FOMO). Esse medo é aquela sensação de nervosismo e uma necessidade constante de acessar as redes sociais que seu filho sente porque não quer perder as últimas novidades ou o que quer que tenha acontecido na vida de seus colegas ou celebridades.
- Isolamento social. Claro, as pessoas pintam um quadro otimista de suas vidas nas redes sociais, e todos nós sabemos disso. No entanto, seu filho pode sentir que seu desempenho é inferior ou que é simplesmente inferior aos outros de alguma forma.
- Problemas de autoestima. Estar constantemente exposto a vidas perfeitas e à aparência dos outros pode fazer com que seu filho se sinta inadequado. Isso também pode resultar na imitação desses colegas ou celebridades, pois seus filhos cultivarão uma cultura doentia para obter mais um pouco de fama nas redes sociais.
- Compartilhamento excessivo. Tentar ganhar popularidade pessoal pode levar seu filho a revelar seus segredos ou inventar histórias inadequadas apenas para chamar a atenção.
- Usuários desconhecidos e contas falsas. Se a conta do seu filho não for privada, qualquer pessoa poderá deixar comentários vulgares nas publicações dele. Ele poderá receber mensagens abusivas de estranhos ou predadores. Mesmo sem ter uma conta, alguém poderá criar uma conta falsa usando o nome e as fotos do seu filho. A pessoa por trás dessa conta distorce a imagem da criança em público sem nenhum esforço.
- ... e uma série de outros problemas!
Conclusão
O Instagram faz o possível para tranquilizar seus usuários mais jovens e seus pais. Esperamos que seus esforços para resolver quaisquer problemas deem frutos nos próximos dias e que nunca mais tenhamos que nos perguntar: “O Instagram é perigoso?”. Só o tempo dirá.
No entanto, existe uma maneira de colocar as coisas em ordem e melhorar drasticamente a qualidade da experiência do usuário que crianças e adolescentes têm ao usar o aplicativo atualmente. Existe uma solução de controle parental que cumpra sua função? Sim, existe. E você adivinhou o nome certo. Seu EyezyCom ele, você poderá acompanhar seus filhos no Instagram e em outros lugares, além de fazer muito mais.
Esperamos que você já tenha escolhido a melhor solução disponível e esteja pronto para começar. Manter seus filhos seguros no Instagram e em outros lugares online não é fácil. Escolha o Eyezy e relaxe. Com ele, você verá tudo em todos os lugares — garantido.



