
As tecnologias modernas continuam se desenvolvendo, e as crianças não se cansam delas. Os jovens estão ficando obcecados por smartphones e pelas possibilidades que eles oferecem.
Você pode se surpreender ao saber que a maioria das crianças nos EUA ganha seu primeiro smartphone antes de entrar no ensino fundamental II. Além disso, prevê-se que o número de usuários de smartphones Android chegue a 144 milhões em 2022.
Não é de se admirar, já que, por um custo relativamente moderado, os celulares Android permitem que crianças e adolescentes fiquem online o tempo todo e estejam a par de tudo o que acontece em seu ambiente digital.
No entanto, além dos benefícios, os celulares podem representar um grave perigo para as crianças. É por isso que os pais precisam estabelecer limites e aplicar controles parentais nos dispositivos Android dos seus filhos.
Índice
Por que definir controles parentais em um telefone Android?

Muitos pais se preocupam com o tempo que devem permitir que seus filhos passem diante da tela. Muitas vezes, essa é a única questão que incomoda os adultos, e eles se esquecem completamente de outros perigos decorrentes do acesso ilimitado das crianças à Internet.
Se os pais negligenciarem a configuração dos controles parentais do Android, as crianças podem se deparar com conteúdo impróprio e ver algo que não deveriam. Podem ser sites voltados para adultos, vídeos violentos ou aplicativos de bate-papo online para maiores de 18 anos.
As crianças também podem ter acesso a aplicativos de namoro ou sites de bate-papo para adultos, onde podem conversar com estranhos sem limitações. Isso pode levá-las a fazer amizade com predadores online ou se tornar alvo de golpistas.
Os celulares Android são conhecidos por serem frágeis em termos de segurança. Por exemplo, o número total de novos ataques de malware chegou a cerca de 482.579 por mês em março de 2020. Milhares de usuários foram vítimas de roubo de dados de cartões de crédito e identidades.
Além disso, usar um celular Android sem controle parental pode colocar a criança em risco de sofrer cyberbullying. Se a humilhação por parte dos agressores online se tornar muito pessoal, a vítima pode começar a sofrer de vários distúrbios psicológicos, como depressão ou baixa autoestima, levando a um baixo desempenho acadêmico e problemas de socialização.
Como configurar o controle parental no Android: 5 maneiras simples
As crianças com acesso ilimitado à Internet absorvem tudo o que veem online, incluindo conteúdos que os pais nunca apreciariam. No entanto, os adultos não podem proibir as crianças de usar smartphones, assim como bloquear o acesso à Internet.
É bom saber que os controles parentais podem ser úteis e equilibrar as necessidades das crianças e dos pais.
1. Utilize aplicativos de controle parental de terceiros (por exemplo, Eyezy)
Embora os controles parentais básicos do Android possam ser úteis, eles carecem de vários recursos e fornecem informações limitadas sobre a atividade do seu filho no smartphone. Um aplicativo de controle parental, como o Eyezy, pode ser útil se você busca possibilidades avançadas de monitoramento.
O Eyezy permite verificar o histórico do navegador do seu filho, visualizar seus favoritos, bloquear aplicativos inadequados, e ler suas conversas nas redes sociais.
Siga alguns passos para instalar o Eyezy no celular Android do seu filho:
- Vá para Eyezy.com e crie uma conta.
- Adquira a assinatura para dispositivos Android. Observe que alguns recursos avançados de monitoramento exigem o root no telefone de destino.
- Verifique o e-mail utilizado durante o registro. Você receberá instruções de instalação da Eyezy. Siga-as cuidadosamente para configurar o aplicativo corretamente.
- Quando tudo estiver pronto, faça login no seu painel de controle e vincule o dispositivo do seu filho.
- Aguarde alguns minutos e comece a monitorar.
O Eyezy permite monitorar os registros de chamadas do seu filho, rastrear sua localização GPS, visualizar seus arquivos de mídia, gravar remotamente a tela do celular dele e verificar os eventos da agenda.
2. Defina o Bloqueio Infantil do Android no Perfil Restrito
A maioria dos telefones Android permite adicionar um novo usuário ao seu dispositivo. Isso significa que você se torna um administrador e pode adicionar seu filho com um perfil restrito. Como opção, você pode configurar o Chil Mode diretamente no telefone do seu filho.
Aqui está o que você precisa fazer:
1. Vá para Configurações > Usuários e contas.
2. Selecione Usuários > Adicionar usuário.
3. Entre as opções disponíveis, escolha Perfil restrito.
4. Defina um código PIN de segurança.
5. Escolha quais aplicativos o novo perfil pode acessar. Coloque o botão na posição “Desativado” se quiser restringir um aplicativo específico.
3. Restringir conteúdo na Google Play Store

Você pode usar os controles parentais do Google Play no Android para restringir o conteúdo com base nas classificações de público. Por exemplo, você pode desmarcar a opção para mostrar o conteúdo somente para adultos maiores de 18 anos.
Veja como você pode ajustar isso:
- Abra o aplicativo Google Play no celular do seu filho.
- Toque no menu hambúrguer no canto superior esquerdo.
- Vá para Configurações > Controles parentais.
- Ative o controle parental.
- Defina um código PIN para proteger suas configurações.
- Aplique as restrições para aplicativos, jogos e outros conteúdos.
4. Ajustar os controles parentais no Google Chrome

Se seu filho estiver usando o Chrome em seu dispositivo Android, você pode restringir sites e ajustar as permissões de conteúdo com o Google Family Link. É um aplicativo que ajuda os pais a orientar seus filhos por meio de conteúdo positivo.
Veja como você pode gerenciar a navegação do seu filho no Google Chrome:
- Abra o Aplicativo Family Link.
- Selecione seu filho.
- Vá para Configurações > Gerenciar configurações > Filtros no Google Chrome.
- Selecione a configuração necessária de acordo com suas necessidades: Permitir todos os sites, Bloquear sites adultos ou Permitir apenas sites específicos.
- Se você deseja bloquear ou permitir determinados sites manualmente, toque em Gerenciar sites.
Se você bloquear um site específico, seu filho poderá solicitar permissão para acessá-lo. O aplicativo Family Link irá notificá-lo sobre isso, e você poderá aprovar ou rejeitar a solicitação.
5. Restrinja o YouTube com o YouTube Kids ou o Modo Restrito
Controle o conteúdo de vídeo ativando restrições no YouTube.
- Opção 1: Instalar YouTube Kids para conteúdo adequado à idade.
- Opção 2: Aberto YouTube, vá para Configurações > Geral, e habilitar Modo restrito.
Por que é eficaz: Ele filtra vídeos e conteúdos inadequados.
Como tirar o máximo proveito dos controles parentais do Android?
Se você deseja a proteção mais robusta para seu filho online, recomendamos que considere combinar os métodos listados neste artigo. Você pode ajustar a configuração parental básica e usar um aplicativo de monitoramento simultaneamente.
É recomendável instalar um aplicativo de controle parental, como o Eyezy, no celular do seu filho por vários motivos. Em primeiro lugar, ele permite que você fique a par das atividades online do seu filho a qualquer momento. Além disso, permite controlar remotamente a vida digital do seu filho. Isso significa que você pode ver o que ele está fazendo de qualquer lugar com conexão à Internet.
Por fim, o Eyezy pode fornecer uma visão completa da atividade do smartphone do seu filho, desde a visualização das mensagens até a identificação da localização exata.



